Santuário Arquidiocesano realiza edição 2019 da Romaria dos Coroinhas

Missa da chegada da Romaria ao Santuário

O Santuário Arquidiocesano realizou no sábado 16 de março, a quarta edição da Romaria dos Coroinhas por ocasião do novenário de São José de Ribamar que, como de costume, ocorre anualmente de 10 a 19 de março na Cidade-Santuário.

A romaria é uma proposta do Santuário para o movimento dos coroinhas nas 55 paróquias da Igreja local. O Santuário quer despertar adolescentes e jovens para o serviço do altar e, em atenção ao magistério do papa São João Paulo II, que pediu: "cuidai especialmente dos coroinhas, que são como um 'viveiro' de vocações sacerdotais", fomentar a vocação para o sacerdócio, dos jovens, e para a vida religiosa, das jovens.

Coroinhas em romaria na avenida principal da Cidade-Santuário | Foto: Ribamar Carvalho

Estes cuidados, do despertar e fomentar, estão alinhados as orientações deste magistério que alude ainda: "todas as iniciativas para os acólitos, organizadas em nível diocesano e por zonas pastorais, devem ser promovidas e estimuladas, tendo sempre em conta as diversas faixas etárias".

A romaria que ocorre desde 2015, reúne coroinhas de diferentes foranias que compreendem paróquias da Grande Ilha e da região continental da Arquidiocese. O Santuário São José de Ribamar e a Arquidiocese de São Luís em comunhão com a Articulação Arquidiocesana dos Coroinhas promovem o evento. Padre Cláudio Roberto, reitor do Santuário, explica que "os coroinhas são muitas vezes crianças, mas em sua maiorias, adolescentes e jovens que vivem seu batismo, como semente do Evangelho, na Igreja e na sociedade". E acrescenta: "a romaria é um incentivo para que outros jovens sirvam e testemunhem com suas vidas Cristo Jesus".

A romaria é um incentivo para que outros jovens sirvam e testemunhem com suas vidas Cristo Jesus.

A quarta edição da Romaria dos Coroinhas ocorreu no terceiro sábado deste mês, dentro da programação do novenário, com concentração às 15h no Liceu Ribamarense, Estrada de Ribamar, de lá, dezenas de coroinhas seguiram pela avenida principal da cidade balneária rumo ao Santuário do Padroeiro do Maranhão, quando santa missa campal foi celebrada na Praça do Santuário, presidida pelo reitor padre Cláudio Roberto, e concelebrada pelo padre Eudo Ferreira, agora pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Moropóia-SJR, e pelo diácono permanente do Santuário Raimundo Oliveira.