Comunicado Semana Santa 2021

Comunicado Celebrações Semana Santa 2021

Ao mesmo tempo em que reafirmamos as orientações publicadas em junho de 2020 a respeito das celebrações e reuniões presenciais em nossas comunidades, quais sejam, os cuidados com o espaço celebrativo e os cuidados a serem seguidos pelos participantes, especialmente pela equipe celebrativa, queremos acrescentar algumas indicações específicas para o período pelo qual estamos passando.

O novo cenário da pandemia

Confirmamos as orientações da Coordenação Arquidiocesana da Ação Evangelizadora Missionária, publicadas no dia 05.03.2021, que são as seguintes:

• Reuniões ficam suspensas pelos próximos 10 (dez) dias;

• Evitar, neste momento, celebrações do batismo e matrimônio;

• Observar todas as normas de combate e prevenção ao coronavírus;

• Não promover atividades que motivem aglomeração de pessoas em nossas comunidades;

• Idosos e pessoas do grupo de risco acompanhem as celebrações pelas redes sociais;

• O pároco, com o conselho paroquial, conhecendo a sua realidade, avalie as melhores ações e adaptações para aplicar e/ou moderar as normas, tendo em vista sempre a segurança dos fiéis.

Celebrações da Semana Santa

• No Domingo de Ramos não haja a tradicional procissão. Para bênção dos ramos, pode-se escolher a segunda ou terceira forma do Missal Romano.

• A Missa do Crisma fica adiada sine die.

• O tradicional rito do Lava-pés, na Missa da Ceia do Senhor, deve ser omitido.

• A veneração da Santa Cruz, na Celebração da Paixão do Senhor, seja feita com uma simples genuflexão, omitindo-se o beijo da Santa Cruz.

• A preparação e acendimento do fogo, na Vigília Pascal no Sábado Santo, sejam omitidos. O Círio Pascal seja aceso sem o ritual de costume, seguindo-se a proclamação da Páscoa.

• O Domingo de Páscoa deve ser celebrado conforme as orientações para as Missas dominicais.

• Quanto ao Sacramento da Penitência, não se poderá realizar o chamado "mutirão de confissões". Os párocos estabeleçam e comuniquem aos fiéis da sua paróquia dias e horários para atendê-los, observando-se o devido distanciamento social e o uso de máscara.

Que o Senhor nos conceda a sua bênção e nos permita superar esses momentos difíceis pelos quais passamos.

Dom José Belisário da Silva

Arcebispo Metropolitano

São Luís, 08 de março de 2021.

Faça o download do Comunicado com as orientações para as Celebrações da Semana Santa 2021:

Comunicado Semana Santa 2021
Download PDF • 1.65MB