Arquidiocese de São Luís realiza coletiva sobre CF 2019

A manhã desta sexta-feira (08), foi marcada pela realização da coletiva de imprensa sobre a Campanha da Fraternidade 2019, no auditório Dom Geraldo Dantas, na Cúria Metropolitana de São Luís, com a presença do arcebispo metropolitano dom José Belisário da Silva, juntamente com Delson de Jesus, coordenador arquidiocesano de campanhas e padre Luís Carlos Macedo da equipe arquidiocesana de campanha.

O evento contou com a presença de representantes das pastorais, Carcerária, da Mulher e do Idoso. Participaram ainda, autoridades convidadas, entre elas o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves da Conceição.

Na ocasião, o arcebispo metropolitano, evidenciou a importância do tema atual da CF 2019, listando algumas metas na qual a Organização das Nações Unidas (ONU), destacando para a efetividade das políticas públicas e enfatizando a valorização da educação básica no Brasil, como critério urgente para que nosso pais possa vir a desenvolver-se.

Para o coordenador de equipe arquidiocesana de campanha, Delson de Jesus, é mais do que pertinente e necessário o tema da CF deste ano, tema este de discussão ampla. “A política é o melhor meio de se discutir fraternidade”, disse.

Já Francisco Gonçalves da Conceição, secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, salienta que é mais importante combater a desigualdade econômica, social e de gênero, acentuando que o tema da CF é bastante oportuno para o enfrentamento dessas questões.

A Campanha;

A Campanha da Fraternidade 2019 traz por tema A Campanha da Fraternidade 2019 traz por tema “Fraternidade e políticas públicas”, e lema, “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27). O objetivo da Campanha deste ano é “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”. Ainda, segundo o documento base, “refletir sobre Políticas Públicas é importante para entender a maneira pela qual elas atingem a vida cotidiana, o que pode ser feito para melhor formatá-las e quais as possibilidades de se aprimorar sua fiscalização”.

.

CF na Arquidiocese;

O lançamento da CF, na Arquidiocese de São Luís, ocorre no Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, neste sábado (09) de março, com concentração a partir das 14h30. A santa missa, às 17h, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Belisário, que reúne padres e diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas e as autoridades em geral, marcando assim a abertura oficial da CF 2019 na Igreja de São Luís.