Podcast Corpus Christi estreia e será exibido pelo YouTube da Arquidiocese e pela Rádio Educadora FM 88.3

(Equipe de produção e convidados na gravação do 1º episódio do Podcast Corpus Christi | Foto: Estúdio Elite)

Estreou nesta quinta-feira (11), o primeiro de oito episódios do Podcast Corpus Christi, produto de comunicação pensado pela coordenação da Solenidade de Corpus Christi para levar os fiéis da arquidiocese de São Luís do Maranhão a acompanhar os preparativos deste momento que reúne toda a família arquidiocesana. O podcast será apresentado pelos hosts Virgínia Diniz e Carlos Benalves, com exibição semanal às quintas-feiras, 21h, simultaneamente pelo canal do YouTube da Arquidiocese e pela Rádio Educadora FM, frequência 88.3.

O podcast é parte do Projeto de Corpus Christi, que neste ano é patrocinado pelo Grupo Mateus, através da Lei de Incentivo a Cultura, do Governo do Estado do Maranhão e da Prefeitura de São Luís. Apoiam ainda o projeto a vereadora Concita Pinto e vice-governador Felipe Camarão.

Participaram da produção deste episódio Graça Linhares, membro voluntário da assessoria de comunicação da arquidiocese de São Luís do Maranhão e Alessandro Sousa, coordenador da Pascom da paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, Cohafuma e membro do Grupo de Trabalho (GT) Staff, da Equipe de Comunicação Corpus Christi.

"A proposta do podcast é fazer que o fiel se atualize sobre os preparativos para a Solenidade. Temos muitos canais de comunicação - Instagram, Facebook, YouTube, hotsite, whatsapp - e é fácil se perder no fluxo de informações. O podcast vem com a proposta de reunir todas essas informações que estão em ambientes diversos e comentá-las, sobretudo, para quem precisa se atualizar, mas não dispõe de tempo", explica Virgínia Diniz, assessora de comunicação da arquidiocese de São Luís do Maranhão, uma das host do podcast.

Cada episódio terá entrevistados de cada uma das 7 equipes centrais da Solenidade e na estreia, a produção levou para o estúdio o coordenador da Ação Evangelizadora Missionária da arquidiocese, padre Jadson Borba e Silva, que está à frente da coordenação do Projeto Corpus Christi, juntamente com dom Gilberto pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão. Padre Jadson Borba falou sobre a organização e estrutura da Solenidade de Corpus Christi para este ano e explicou aspectos importantes da organização como a organização das caravanas, a arrecadação de alimentos, a organização das equipes e sobre a novidade deste ano, o GT de Cenas Bíblicas.

O outro entrevistado foi o arquiteto urbanista, diretor de arte da assessoria de comunicação da arquidiocese e desenvolvedor de todo o projeto de identidade visual de Corpus Christi, Cássio Chaves. Ele falou sobre o processo de escolha da identidade visual deste ano e de outros trabalhos pelos quais ele é responsável e poucos sabem como o layout do espaço litúrgico e a logo de Corpus Christi, criada em 2015, a partir de um concurso promovido pela arquidiocese para a criação da marca.

Quem perdeu a estreia poderá assistir o episódio no canal do YouTube da Arquidiocese, onde ficarão disponíveis todas as edições.

Sobre os hosts (Mas o que é host?)

Apesar de não ser uma novidade no cenário nacional, o formato podcast tem se consolidado nos últimos anos, em nível de Brasil, como uma mídia que une vídeo e áudio (embora seu primeiro formato tenha sido apenas em áudio). Os episódios em áudio, podem ficar disponíveis nas plataformas específicas para esse formato e dependendo do modo de acesso do ouvinte seguidor (pago ou gratuito), pode ser feito o download e a pessoa pode acompanhar sem precisar de internet.

O formato escolhido pela arquidiocese foi o de videocast e os episódios ficarão disponíveis no canal do YouTube da instituição.

Por fim, cabe falar que quem apresenta um podcast é chamado de host. O termo, em inglês, se traduzido de forma literal, significa hospedar, mas pode ser entendido como o anfitrião, aquele que recebe convidados, logo, o que apresenta.

Carlos Benalves

Esposo de Emilene e pai de Bento (Bentinho), Carlos Benalves é professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), radialista, mestre em comunicação, agente da Pastoral da Comunicação, ministro da Palavra na paróquia Sant'Ana, Angelim e membro da Equipe de Campanhas da arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Em 2023, Carlos Benalves assumiu o desafio de ser um dos host do (ainda em fase de teste) Podcast Corpus Christi e segue nesta nova edição, agora dividindo entre a produção final da tese de doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Pará.

Virgínia Diniz

Radialialista, jornalista, mestre em comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul, Virgínia Diniz é paroquiana dizimista da paróquia São João Batista de vVnhais Velho, participa da Renovação Carismática Católica e recentemente lançou em São Luís o livro que participa como autora de um dos capítulos, recorte de sua dissertação sobre o "Pentecostalismo Católico no contexto da midiatização".

Em 2021, a dissertação concorreu como uma das três finalistas do Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e um ano depois, em 2022, iniciou como assessora de comunicação da arquidiocese de São Luís do Maranhão.