Projeto Igrejas irmãs: "Trabalho, louvor e perdão", assim padre Ramon Henrique Costa define seu primeiro ano de pároco em Nova Dimensão (RO)

(Padre Ramon Henrique Pereira com paroquianos em Nova Dimensão (RO) | Foto: Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Nova Dimensão, RO)

No último domingo (23), padre Ramon Henrique Pereira Costa, um dos quatro padres da arquidiocese de São Luís do Maranhão ordenados em novembro de 2022, que atualmente está em missão na diocese de Guajará-Mirim (RO) pelo projeto Igrejas Irmãs, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional Nordeste 5, celebrou um ano de pároco na comunidade rural da paróquia Nossa Senhora de Fátima, distrito de Nova Dimensão (RO).

Padre Ramon Henrique foi transferido para Guajará-Mirim no dia 2 de janeiro de 2023. Em fevereiro do mesmo ano ele se mudou para Rondônia e meses depois assumiu sua primeira paróquia após ordenado.

(Matriz da paróquia Nossa Senhora de Fátima, Nova Dimensão (RO) | Foto: Paróquia Nossa Senhorad e Fátima)

Em texto enviado para o site da arquidiocese de São Luís do Maranhão, padre Ramon Henrique expressa gratidão pela ocasião e resume o sentimento que traz por este momento em três pontos (palavras): trabalho, louvor e perdão.

Abaixo segue fala do padre Ramon Henrique sobre esses pontos:

"Trabalho: Acredito que foi um ano de muito trabalho, muitas colaborações e parcerias. Nossa Comunidade Paroquial conheceu muitas possibilidades e recebeu muitas chances de ser uma Comunidade de comunidades, uma rede de pessoas interligadas pela mesma afinidade de fé: Jesus Cristo. Fizemos melhorias na nossa Igreja Matriz concluímos o piso e iluminação do Espaço Cultural Pe. Raimundo, pintamos a Igreja Matriz, arrumamos o telhado, melhoramos a iluminação e alguns cuidados necessários para com o espaço celebrativo litúrgico. Formamos 54 novos ministros da palavra e da comunhão eucarística que são verdadeiros suportes na evangelização, Organizarmos a coordenação da comunidade da Igreja matriz, e Reestruturamos Conselho de assuntos econômico paroquial, retornamos com nossas festas e leilão. Iniciamos Escola de formação bíblica, criação da Pastoral do Batismo. Transparência com a prestação de contas mensalmente para a comunidade.

Louvor: É preciso saber agradecer, reconhecer que tudo que buscamos foi graças a Deus e o empenho de pessoas. A gratidão é um dom, que poucas pessoas possuem. Mas as que possuem, sabem que graças ao Senhor tudo foi realizado...Louvamos pela vida da comunidade que com tantas dificuldades souberam dar um pouco de si.

Perdão: Saber reconhecer que nem sempre acertamos, nem sempre conseguimos ser melhores. A comunidade que se respeita e se ama, sabe ser espaço de reconciliação e perdão. Abrir mão de projetos pessoais para o bem da Igreja. Abrir mão do orgulho, para enxergar o outro."

Siga o padre Ramon Henrique em suas redes sociais

Ramon Henrique @pe.ramonhenrique

Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Nova Dimensão (RO) @senhoradefatimanovadimensao