Adesivaço ganha as ruas de 15 municípios do Maranhão e da início a contagem regressiva para Corpus Christi 2024

(Dom Gilberto Pastana, na manhã do Adesivaço 2024 | Foto: Ascom ArquiSLZ)

Dez mil adesivos foram destinados, neste ano, para o Adesivaço Corpus Christi "Eu vou", ação de marketing católico que marca a contagem regressiva para a realização da festa litúrgica que celebra o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo presente na Eucaristia.

No Maranhão, a partir deste ano, a data é feriado estadual, garantido pela lei nª 11.539/2021, o que faz a coordenação do projeto missionário Corpus Christi estimar reunir somando a Missa, procissão luminosa e Benção com o Santíssimo Sacramento, cerca de 22 mil pessoas. Uma das mais expressivas manifestação cultural do Maranhão e do Brasil.

O Adesivaço surgiu na segunda edição da Solenidade de Corpus Christi, em 2023 e tem como objetivo deixar um sinal de pertença e comprometimento público , por todos os 15 municípios que compõem a Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

“Cada vez que alguém olhar um adesivo de Corpus Christi, vai saber que aquela pessoa participará da Solenidade, por isso nos adesivos está escrito 'Eu vou', pois é um sinal externo e uma forma de expressar que aquela ou aquelas pessoas são católicas e participarão no dia 30 de maio da festa de Corpus Christi", explica dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, responsável pela Solenidade.

O arcebispo ainda gravou uma mensagem para os fiéis, que foi divulgada nas redes sociais da Arquidiocese, onde convida todos a uma grande corrente de oração, convidando os católicos a rezarem pelos ocupantes dos veículos adesivados com o Corpus Christi “Eu vou”.

(Paroquianos em Adesivaço na paróquia São José e São Pantaleão, Centro)

Os adesivos foram distribuído, de forma gratuita, nas 10 foranias da Arquidiocese onde estão distribuídas as 59 paróquias e 15 municípios que formam a Igreja Local: São Luís, Raposa, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Rosário, Bacabeira, Cachoeira Grande, Santa Rita, Axixá, Icatu, Morros, Presidente Juscelino, Humberto de Campos, Santo Amaro e Primeira Cruz.

As paróquias se mobilizaram em família, em grupos, movimentos e pastorais e adesivaram os carros dos participantes das Missas. Os horários foram definidos pelos párocos, que são os responsáveis pelas paroquias, que contaram com o apoio da Pastoral da Comunicação (Pascom). Na paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, que fica no bairro do Cohafuma, em São Luís, 196 carros foram adesivados e a ação começou às 7h, com a primeira Missa do dia.

(Padre José Raimundo Trindade, pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, Cohafuma, durante o Adesivaço | Foto: Pascom Aparecia)

Na paróquia São Maximiliano Kolbe, no bairro Vinhais e São João Batista de Vinhais, no Recanto dos Vinhais, ambas em São Luís, as crianças se envolveram na ação com suas famílias e ajudaram a adesivar os carros.

(Padre Lucas Gomes, pároco solidário do Santuário e paróquia de São José de Ribamar durante Adesivaço | Foto: Ribamar Carvalho, Pascom São José de Ribamar)

Já nos Santuários arquidiocesanos, São José de Ribamar, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Nazaré, a ação somou mais de 900 carros, sendo que este número pode aumentar durante os próximos dias, uma vez que a ação continuará até a Solenidade em diversos pontos da cidade.

A coordenação do projeto missionário Corpus Christi realizará ainda um Pit Stop do Adesivaço e deve divulgar nos próximos dias o local e horário da ação.