Dom Gilberto Pastana compõe Comissão Nacional para Jubileu Ordinário 2025 e participa de Coletiva de imprensa sobre CEA

(Dom Gilberto Pastana durante apresentação da Comissão Nacional do Jubileu Ordinário 2025 | Foto: Regional NE5 CNBB)

Na manhã desta terça-feira (16), dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, presidente do Regional Nordeste 5 e presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CEA), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi apresentado como membro da Comissão Nacional do Jubileu Ordinário 2025, que tem como tema "Peregrinos da esperança".

Antes do anúncio, às 10h, dom Gilberto participou da 5ª coletiva de imprensa realizada durante a 61ª Assembleia Geral Ordinária dos Bispos do Brasil, que é organizada pela comissão de comunicação da CNBB. Concederam entrevista às emissoras, além de dom Gilberto, o cardeal dom Leonardo Steiler, arcebispo de Manaus e membro da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e dom Paulo Andriolli, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém (PA). A coletiva foi transmitida pela TV Aparecida e pelo canal do YouTube da CNBB.

Entre as pautas da coletiva apresentada pelos bispos estavam: as ações da CEA, as ações da Conferência Eclesial da Amazônia, Ceama e o processo da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, a COP30, prevista para acontecer em novembro de 2025, encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que anunciou o evento em maio de 2023.

Em resposta à pergunta dos jornalistas sobre sua visão à frente da Comissão Especial para a Amazônia, dom Gilberto falou que encara a função como uma missão e que a comissão possui um importante papel que é tornar conhecida a realidade da Amazônia à Igreja do Brasil que desconhece a realidade e especificidades da região.

"A Comissão Especial Episcopal para a Amazônia é a expressão do compromisso de todos os bispo do Brasil para com a Amazônia...que tem como objetivo visibilizar a ação evangelizadora da Igreja nessa região, olhando, sobretudo, as dificuldades dessa região, quer seja na dimensão missionária...mas, também, trazendo para o Brasil o conhecimento da Amazônia", explicou dom Gilberto.

Criada no ano de 2003, durante a 41ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, a Comissão é constituída pelos seis presidentes dos Regionais da CNBB localizados na região amazônica, que somam um total de 58 Igrejas particulares.

Entre as ações desenvolvidas pela Igreja na região, dom Gilberto citou o projeto Igrejas Irmãs e falou sobre resgatar os compromissos assumidos nos encontros sobre a Região amazônica. Como estratégia para esse resgate, dom Gilberto falou sobre a visita aos Regionais que compõem a CEA, onde faltam, até o momento, apenas dois serem visitados: o Noroeste e Oeste 2.

Veja a coletiva completa no canal do YouTube da CNBB. A fala de dom Gilberto Pastana está a partir da minutagem 8:00

Entenda a preparação para o Jubileu 2025

O Jubileu da Esperança foi anunciado no dia 11 de fevereiro de 2022, através de uma carta do Papa Francisco ao cardeal dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, onde se preveu dois anos de preparação para o Jubileu de 2025. Em 2023, seria o ano para revisitar e estudar os documentos pós-conciliares do Concílio Vaticano II e o ano de 2024, a Igreja viveria o Ano da Oração.

No dia 11 de outubro de 2023, durante a liturgia dos 60 anos de abertura do Concílio Vaticano II, o Santo Padre convidava os fiéis a estudarem quatro documentos conciliares Gaudium et spes, Dei Verbum, Sacrosanctum Concilium, Lumen Gentium. A partir desta proposta, foi elaborado uma série chamada Cadernos do Concílio, que foi traduzida para o português e publicada pelas Edições CNBB. A ação ganhou um reforço do Regional Sul 2, que corresponde a Igreja local do estado do Paraná, que produziu uma série de vídeos explicativos sobre cada um dos 34 volumes do Cadernos do Concílio. Os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube do Regional Sul 2 da CNBB e foram amplamente divulgados em todo o Brasil.

Por fim, recentemente, nos dias 29 e 30 de janeiro, em Brasília (DF), foi realizado o Encontro nacional em preparação para o Jubilu 2025, promovido pela CNBB, com o objetivo de situar as dioceses sobre a proposta do Jubileu e animar sua organização nas igrejas locais do país. O encontro teve a assessoria do pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, dom Rino Fisichella, pessoa na qual o Papa confiou a responsabilidade de organizar o Jubileu de 2025.

Representando a arquidiocese de São Luís do Maranhão, participou desse Encontro Nacional em preparação para o Jubileu, padre Jadson Borba e Silva, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária, instância que deverá ficar responsável em animar e coordenar as ações do Jubileu em nível de Igreja local.

Baixe aqui todas as principais informações sobre o Jubileu 2025 - Peregrinos da esperança: