Acontece hoje (7) missa em memória aos 35 anos da Pascoa de frei Sinibaldi OFMConv

(Imagem de divulgação processo de Beatificação)

A paróquia São Francisco de Assis, bairro São Francisco, realizará hoje (7), às 19h, missa em memória pelos 35 anos de Páscoa definitiva do Servo de Deus frei Antonio Maria Sinibaldi, missionário italiano precursor da Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv) no Maranhão (1968), e fundador da paróquia do São Francisco, sendo o seu primeiro pároco, que faleceu heroicamente vítima de um naufrágio, no dia 7 de setembro de 1987, após salvar 17 jovens de afogamento.

Há oito anos, Frei Sinibaldi está em processo de beatificação, pelo ato heroico de dar a vida pelos jovens. Além do trabalho com a juventude - sendo um forte mobilizador dos Encontros de Jovens com Cristo (EJC), sobretudo na década de 1980, na capital maranhense - frei Sinibaldi foi o fundador de uma Obra Social que hoje recebe seu nome, com a missão de ajudar crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social, na região da paróquia do São Francisco. Também foi o fundador do movimento chamado Ninho, que prestava apoio à mulheres com seus filhos, prejudicadas em sua dignidade humana devido a prostituição, carecendo muitas vezes de apoio financeiro, humano e espiritual para sobreviverem.

"Eu daria minha vida pelos jovens", frase profética dita em sua última homilia, um dia antes do naufrágio, e levada à última consequência pelo Servo de Deus frei Sinibaldi.

A Província italiana de São Francisco da OFMConv organizou um documentário sobre sua biografia:

Uma semana de santas memórias e saudades de Frei Antonio Sinibaldi

Para celebrar esses dias, um grupo formado por amigos do Servo de Deus frei Sinibaldi, por voluntários das Obras Sociais criadas por ele, por participantes dos EJC's que frei Antonio organizava e por sobreviventes do naufrágio que resultou em sua Páscoa definitiva, realizaram uma "Semana de louvor e memória pelos 35 anos de Páscoa do frei Antonio Maria Sinibaldi".

Desde o dia 01 de setembro, o grupo realiza atividades alusivas a data, que devem culminar com a missa, nessa quarta-feira, 07 de setembro, às 19h, na Paróquia São Francisco, paróquia onde o frei Sinibaldi foi o primeiro pároco.

Um EJC diferente...

Entre as atividades, no último domingo (4), aconteceu o I Reencontro do EJC do São Francisco e Cohab-Anil, com os jovens da época (hoje, alguns já avós e outros, já com frei Sinibaldi na Casa do Pai).

(Fotos divulgação grupo organizador da Semana pelo frei Sinibaldi)

Foi um EJC diferente. Foi organizado um encontro com todas as equipes de trabalho que o EJC possui (cafezinho, palestras, etc), e na formação das equipes estavam todos os participantes dos últimos dois EJC's organizados pelo Servo de Deus frei Antônio Sinibaldi (1986-1987).

Na década de 1980, os Encontros de Jovens com Cristo eram grandes mobilizadores dos jovens católicos nas paróquias de nossa Arquidiocese, e frei Sinibaldi foi o organizador nesse período. No dia do acidente, eles estavam em uma confraternização com as equipes de trabalho do EJC dos dias 5 e 6 de setembro de 1987.

Oração pela beatificação do Sevo de Deus frei Antonio Maria Sinibaldi

Baixe o folder com a oração pela beatificação do frei Antonio Maria Sinibadi. Se estiver precisando de um milagre, peça a ele que interceda por sua causa.

Oração pela beatificação de Frei Antônio Sinibaldi.

Onipotente e Altíssimo Pai, nós Vos louvamos e agradecemos por terdes chamado vosso servo, Frei Antonio, a ser missionário da caridade, zeloso sacerdote, incansável apóstolo catequético, evangelizador dos jovens, dos excluídos e das famílias.

Ó Pai, que através do Coração do Vosso Amado Filho, Jesus Cristo, que ele tanto amou e serviu, por quem fielmente viveu e heroicamente morreu, nós Vos suplicamos a graça de que seja concedida a Frei Antonio Sinibaldi, a honra de vossos altares; e agora, dai-nos a graça que tanto precisamos (pedir a graça).

Ajudai-nos, para que, por seu exemplo, tenhamos no coração um ardente amor a Vós e ao próximo. Isso Vo-lo pedimos por meio de Jesus Cristo, vosso Filho, em união com o Espírito Santo. Amém!

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.