Arquidiocese lança oficialmente CF 2019

Divulgação

Após grande programação realizada na tarde deste sábado (09) de março, no Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma em São Luís, a Igreja de São Luís reunida, marcou com a santa missa presidida pelo arcebispo metropolitano de São Luís, dom José Belisário, lançada oficialmente na Arquidiocese a Campanha da Fraternidade 2019, este ano com o tema “Fraternidade e políticas públicas”, e lema, “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

Com cadeiras lotadas e presença efetiva de pastorais e autoridades locais e do Estado, entre elas o vereador Afonso Manoel; Governador Flávio Dino, ao seu lado a primeira dama Daniela Lima; Carlos Brandão, vice governador; desembargador Cleones Cunha, esposa do prefeito, a primeira dama Camila Holanda; prefeito Edvaldo Holanda; vereadora Concita Pinto; Secretário de Governo do Município, Jota Pinto; deputado estadual Zé Inácio; presidente da Câmara municipal, Osmar Filho e sua esposa Clara Gomes.

O objetivo da Campanha deste ano é “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”. Com o tema, a Igreja Católica trabalha a compreensão de que políticas públicas não são somente ação do governo, mas sim a relação entre as instituições e os diversos atores sociais que possam ser envolvidos na solução de um determinado problema da sociedade. Provoca ainda à superação da dicotomia no que se refere à fé e à política, enfatizando a complementariedade entre Igreja e Estado na busca pelo bem comum.

Dom José Belisário reiterou em sua fala sobre a temática da CF ser bastante necessária e analisou como o evento pode ser uma grande oportunidade para que essas questões tão relevantes ajudem na mudança social no campo das politicas públicas.

Ao fim da celebração, padre Crizantonio da Conceição, coordenador arquidiocesano de pastoral, fez agradecimentos aos colaboradores que apoiaram a realização do evento.

Durante o período da campanha todas paróquias, comunidades, movimentos e pastorais são incentivados a ver, analisar e criar ações que levem os fiéis a se comprometerem com participação cidadã nas Políticas Públicas por meio de gestos locais.