Arquidiocese de São Luís tem nova paróquia criada

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, bairro Lima Verde, foi criada no domingo 28 de outubro, em santa missa presidia pelo arcebispo metropolitano

Paróquia Nossa Senhora do Carmo

A Arquidiocese de São Luís acolheu com grande alegria em santa missa celebrada às 17h do dia 28 de outubro, a mais nova paróquia da arquidiocese na região metropolitana da Grande São Luís. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, localizada na Praça Nossa Senhora do Carmo, fica no bairro Lima Verde, município de Paço do Lumiar.

A missa solene presidida por dom José Belisário da Silva, arcebispo metropolitano de São Luís, e concelebrada pelo padre José Raimundo Lopes da Sousa, que tomou posse como o primeiro pároco da nova paróquia. Concelebraram ainda, os padres Leonardo Hellmann, Sagrada Família – Maiobão; Máxemo de Jesus, Nossa Senhora de Guadalupe - Paranã, João Dias Rezende, Nossa Senhora Aparecida - Vila São Luís, Eudo Ferreira Costa, Santuário São José de Ribamar, Enildo Cruz, São Paulo Apóstolo – Renascença II e Frederico Santos, Diocese de Bacabal, que foram ainda auxiliados por diáconos permanentes da arquidiocese.

Estiveram presentes ainda como convidados as paróquias da forania, ex moradores do bairro, além de autoridades dos municípios de Paço do Lumiar e São Luís. Durante a missa, padre Leonardo Hellmann, vigário forâneo da Forania São José de Ribamar, fez a leitura do decreto que criava oficialmente a Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Na sequência, padre João Dias fez a leitura da provisão que tornava padre José Raimundo pároco da nova paróquia.

Os trabalhos da nascente igreja Nossa Senhora do Carmo datam de maio de 1995. No dia 02 de fevereiro de 2001, foi inaugurada a primeira capela dedicada à padroeira, que com o passar dos anos tornou- se pequena para o número de devotos, fazendo- se necessário, com o esforço conjunto de toda a comunidade, a construção de um espaço maior, o que aconteceu no dia 23 de setembro de 2007, quando foi assim reinaugurado o novo templo.

Estrutura da paróquia

A paróquia terá cinco comunidades, cujos padroeiros são Nossa Senhora da Rosa Mística, Santa Teresinha, São João Batista, São José Operário e a matriz, Nossa Senhora do Carmo.

Ao final da missa, o cantor Gabriel Melônio interpretou uma canção em homenagem à padroeira da paróquia, Nossa Senhora do Carmo, deixando todos os presentes emocionados. Após isso, a leitura do histórico da então comunidade marcou momento de homenagens a muitas pessoas que participaram desta história, entre elas, algumas hoje são padres e bispos, que contribuíram decisivamente para a criação da nova paróquia da arquidiocese.