Arcebispo  firma compromisso com campanha de combate à  fake news no estado

Foto: Ribamar Carvalho

A campanha de combate à fake news promovida pela OAB Seccional Maranhão em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB foi lançada oficialmente ontem, 01 de agosto, às 19h, no auditório da Ordem, com a presença de vários convidados afins à proposta da campanha.

À mesa para os trabalhos, dom José Belisário da Silva, arcebispo metropolitano de São Luís e presidente do Regional Nordeste 5, órgão da Igreja no Brasil que compreende as doze dioceses do Maranhão, Thiago Diaz, Presidente da OAB/MA, e o presidente da Comissão Extraordinária de Combate à Fake News, José Luís Gama.

Foto: Ribamar Carvalho

Dom José em sua fala destacou a carta do papa Francisco para o 52° Dia Mundial das Comunicações, e alertou: "não façamos parte da lógica da sepertente, que engana com meias verdades para manipular decisões". Tiago Diaz reiterou o pedido do arcebispo e acrescentou: "não esqueçam que a flecha lançada, a palavra dita, e permitam-me acrescentar, a fake news compartilhada, não voltam atrás".

Luís Gam, ainda, explicou os trabalhos travados pela comissão e quais as expectativas a partir da campanha.

Foto: Ribamar Carvalho

Na ocasião, material completo de comunicação para a campanha foi lançado, número whatsapp (98 9.8179-9022) para denúncia e solicitação de investigação de falsas notícias foi apresentado e documento com assinatura das entidades comprometidas com a campanha foi feito.

Dom José Belisário não só reiterou o compromisso com a campanha como entregou ao presidente da Ordem, Thiago Diaz, o Jornal do Maranhão, impresso da Arquidiocese de São Luís, como primeiro veiculador da campanha no estado e como sinal firmado do comprometimento da Igreja local.