Fake News e jornalismo de paz é assunto de roda de conversa promovida pelos comunicadores eclesiais

Foto: Secom / Roda de Conversa

O tema para o 52° Dia Mundial das Comunicações Sociais foi anunciado pelo Vaticano no dia 29 de setembro de 2017, e nos convida a refletir sobre "Fake News e Jornalismo de Paz". “ A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32) . O tema faz referência às falsas notícias, fortemente divulgadas nos últimos tempos; informações infundadas que contribuem para gerar e alimentar uma forte polarização das opiniões, gerando distorções dos fatos, com repercussões sobre comportamentos individuais ou coletivos.

O papa Francisco em sua mensagem para esse dia, quer destacar o papel do comunicador cristão nas redes e fora delas, o de ser promotor da paz e da verdade. O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única data mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II. A data é celebrada no Festa da Ascensão do Senhor, domingo que precede a Solenidade de Pentecostes, este ano a ser celebrado em 13 de maio.

Para a ocasião, o papa costuma preparar uma mensagem, que é tradicionalmente publicada no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. A mensagem é publicada de acordo com o tema antes anunciado, em setembro.

A Comissão Arquidiocesana para a Pastoral da Comunicação atualmente coordenada pelo padre Gutemberg Feitosa, e formada, também, por Talita Leite, Ariana Frós e Duda Garcês, que conta ainda com o auxílio do Paulo Victor, do Setor de Comunicação da Arquidiocese de São Luís, desejando contribuir para a reflexão deste tema, promoveu nesta sexta - feira, 11 de maio, uma roda de conversa, sobre o tema da mensagem do papa para o 52° Dia Mundial das Comunicações Sociais. O evento foi realizado das 19h ás 21h, no Auditório do Grêmio Recreativo Lítero Português, rua do Sol, Próximo à Praça João Lisboa, centro de São Luís.

Foto: Secom / Roda de Conversa

A acolhida e o início da roda foi feita pelo mestre de cerimônia Paulo Victor, seguida da leitura da mensagem do papa Francisco pela radialista Raíssa Farias. Dando prosseguimento foi apresentado um vídeo, com a proposta de combate à fake news, da agência "Fumaça Branca". Logo após, os convidados que formaram à mesa deram suas contribuições a respeito do tema, iniciando com o padre Gutemberg Feitosa, jornalista e Coordenador Arquidiocesano da Pascom, em seguida, o radialista e apresentador, Robson Júnior. Alguns participantes também puderam dar suas contribuições após as exposições.

Para concluir foi feita a consagração a Nossa Senhora e a bênção final. Um coquetel foi servido aos participantes, oferecido pela empresa Rosseti Eventos.