top of page

Bispos e leigos maranhenses têm importante papel na Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

Regional Nordeste 5: Igreja do Maranhão

A Assembleia Geral - AG da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB, iniciada em 11 de abril, se findará amanhã, 20, conta com a presença de mais 300 bispos do Brasil.

Entre eles, bispos, padres, na qualidade de administradores apostólicos, e leigos do Regional Nordeste 5, órgão da Igreja que compreende as doze dioceses maranhenses. Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís, deu contribuição definitiva à AG. Assumindo a função titular de dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília, secretário-geral da CNBB, que, por questões de saúde, não pôde este ano secretariar a assembleia, dom Esmeraldo Barreto foi nomeado secretário da 56ª AG. Dom José Belisário, arcebispo metropolitano de São Luís e presidente do regional, contribuiu com a sua participação em duas importantes comissões: a da revisão dos estatutos e a da redação da mensagem sobre o ano eleitoral. Participando, por isso, da coletiva do terceiro dia da 56ª AG.

Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz-MA, é bispo referencial para a juventude no Maranhão e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, foi ele o escolhido para ser delegado da CNBB no Sínodo para a Juventude, em outubro deste ano no Vaticano. Ele se pronunciou no sétimo dia da Assembleia, na coletiva, meeting point, e falou justamente sobre os jovens no Brasil, a evangelização e o advento do sínodo no país. Ainda sobre a juventude, na manhã da terça-feira, 17, contamos com o testemunho do jovem leigo Carlos Eduardo, sobre o "Projeto Jovem Guardião", realizado na Arquidiocese Metropolitana e, agora, também, experimentado no regional.

Santa missa, 19 de abril, às 07h30, no Santuário Nacional. Participaram a leiga Martha, padres e bispos do Maranhão

Por último, na manhã de hoje, 19 de abril, às 07h30, dom José Belisário presidiu a santa missa no Santuário Nacional ladeado pelos bispos e padres administradores apostólicos do regional. Martha Bispo, leiga, secretária executiva do regional, participou integralmente da assembleia e da liturgia da palavra da santa missa desta manhã.

Sem dúvida, a Igreja do Maranhão deu grande contribuição à 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Aparecida, São Paulo.