top of page

Último dia de inscrição no Curso de musicalização e Canto Gregoriano para crianças em São Luís

(Coral de canto gregoriano de crianças EUA | Foto: Rome Reports ESP)

Encerra nessa quinta-feira, 02 de fevereiro, o período de inscrição para o Curso básico de musicalização e Canto Gregoriano Infantil com Tio Juvêncio. Iniciativa pioneira, o curso acontecerá em uma sala na Avenida Beta, bairro Parque Atenas, e terá duração de cinco meses (fevereiro-junho), tendo como objetivo oferecer às crianças noções básicas de canto gregoriano.


O curso possui carga horária de 60h (as aulas terão 1h30 de duração), e terá duas turmas, uma para crianças de 7 a 9 anos de idade (manhã), e outra para crianças de 10 a 12 anos (tarde).


As crianças receberão material didático, e terão um professor experiente, que acumula uma bagagem de 10 anos de canto gregoriano em coral. No conteúdo programático, as crianças aprenderão: noções de musicalização, teoria e prática do canto gregoriano, e prática da música vocal em conjunto.


Benefícios do canto para crianças


Vários são os benefícios da música para as crianças, comprovados cientificamente:





Tio Juvêncio (o professor)


(Juvêncio Júnior - Tio Juvêncio- regendo o Coral Vox Angelis | Foto: Coral Vox Angelis)

Juvêncio Lustosa de Farias Júnior, 28 anos, é advogado, com especialização em Direito Constitucional pela Universidade Cândido Mendes/RJ. Autodidata, canta e toca violão desde os 7 anos de idade, e, quando adulto, viveu a experiência de se apresentar em alguns bares e restaurantes como cantor de MPB e outros estilos musicais.


Em 2010, começou a servir como cantor (voz e violão) na comunidade Menino Jesus de Praga, Cohama, e, posteriormente, em toda a Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Cohajap, onde serve até hoje.


No ano de 2012, fundou e começou a servir como regente da Schola Cantorum Vox Angelis, grupo que soma à equipe de liturgia nas Missas Tridentinas da capital maranhense, executando o canto gregoriano e música sacra. O serviço também se estendeu para outras áreas, onde o grupo se apresentou em casamentos, cantatas, além de outras cerimônias e eventos.


Tio Juvêncio é catequista de crianças há 5 anos, e já foi professor de música infantil no Colégio Magnificat, no ano de 2022. Local onde despertou o interesse para a importância de ensinar musicalização às crianças.


"Vou passar para essas crianças, de forma didática e lúdica, tudo aquilo que eu sei e gostaria de ter aprendido na minha infância para conseguir ter uma melhor desenvoltura, interpretação de texto, e outros benefícios que são essenciais para o desenvolvimento infantil", explica Juvêncio Júnior.

O projeto de ensinar musicalização e Canto Gregoriano, portanto, surge como iniciativa autônoma e autoral, onde Tio Juvêncio pretende dar oportunidade às crianças de terem acesso a um desenvolvimento musical inovador, que agrega música sacra e desenvolvimento cognitivo e pessoal.


O que? Curso de Canto Gregoriano Infantil

Período? Fevereiro a junho de 2023.

Turmas/Horários:

📚 Segunda-feira e quarta-feira: 9h às 10h30 (turma de 07 a 09 anos).

📚 Terça-feira e quinta-feira: 15h30 às 17h (turma de 10 a 12 anos).


🚨 As inscrições se encerram nessa quinta-feira, 02 de fevereiro ou até durarem as vagas (apenas 20 vagas disponíveis).


📱 Mais informações e inscrições: WhatsApp (98)98442-2148.




bottom of page