Uma celebração em ação de graças pelo ministério presbiteral!

(Fotos: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

A igrejinha quatrocentenária, matriz da paróquia de São João Batista do Vinhais Velho (Recanto dos Vinhais), acolheu na noite desta quinta-feira, 30/6, bispos, padres e diáconos, do Maranhão e de Minas, para uma celebração muito especial, uma celebração em ação de graças pelo ministério presbiteral.

A celebração foi presidida pelo bispo de Araçuaí (MG), dom Esmeraldo de Farias, e concelebrada pelo arcebispo, dom Gilberto Pastana, e ainda, pelo grupo de 23 padres e diáconos, permanentes e transitórios, de Minas, que desde o dia 28 de junho acompanham dom Esmeraldo, em uma visita ao Maranhão.

Concelebraram da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, padre Everaldo Araújo, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Renédios, Centro; padre Sérgio Henrique Mello, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem; padre Romário Brandão, pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Rosário (MA) e padre Jefferson, da Diocese de Coroatá.

Celebraram os 15 anos de vida presbiteral do pároco, padre Ivanildo Barros, representante dos presbíteros na Arquidiocese. Junto com padre Ivanildo, outros dois presbíteros da Arquidiocese, que foram ordenados e portanto, celebram juntos aniversário presbiteral: padre Heitor Morais, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da Vila São Luís, e padre Roney Carvalho, cura da Catedral.

Também, hoje, na Arquidiocese, faz-se memória pelos 31 anos de ordenação dos padres Raimundo Meireles, chanceler da Arquidiocese e capelão do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão e se celebrou a recente comemoração dos 32 anos de vida presbiteral (no dia 24/06) do padre Cláuber Lima, vigário da Paróquia São João Batista do Vinhais Velho.

Participaram também da celebração um grupo de representantes das duas paróquias administradas anteriormente por padre Ivanildo: paróquia Divino Espírito Santo do Alto Timbira, e a paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, região continental da Arquidiocese. E ainda, padre Jadson Borba, primeiro pároco da São João Batista de Vinhais Velho, hoje coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha.

Dom Gilberto lembrou ainda os 60 anos de vida presbiteral de dom Xavier Gilles, bispo emérito da Diocese de Viana, que hoje mora na Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Em sua homilia, o arcebispo destacou da primeira leitura a missão do profeta, de anunciar o amor de Deus. E do Evangelho, a missão de ir ao encontro dos que precisam para curar, e conduzir a Cristo.

"Rezemos para que o Senhor da messe possa enviar muitos e muitos operários e nós possamos celebrar muitas vocações".

Após a celebração, a comunidade prestou homenagem ao pároco, padre Ivanildo e os outros dois presbíteros aniversariantes, padre Roney e padre Heitor, abraçaram-se com alegria fraterna pela celebração da vida sacerdotal.