Teólogo jesuíta Francisco Taborda ministra tema sobre sinodalidade no Iesma

Na manhã desta sexta-feira, 29/4, o Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (Iesma), recebeu o teólogo jesuíta Taborda, que falou aos alunos, professores e visitantea sobre o tema da sinodalidade.

'"Sinodalidade" é a palavra do momento, uma palavra programática e paradigmática do pontificado de Francisco aparelhada à 'Igreja em saída'. Em si, não diz nada de novo, retoma com certo vigor a eclesiologia do Vaticano II, na trilogia do tema do atual sinodo: 'Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão'".

O caminho expositivo feito pelo teólogo, pontuou elementos principais do Sínodo, que, por sua vez, busca refletir a ação da Igreja no mundo secular, plural e globalizado.

Outros temas foram tangenciados na conferência: clericalismo, conversão integral, conversão pastoral, conversão da Igreja, além da repercussão do papado de Francisco na Igreja da América Latina.

A proposta da Igreja Sinodal é mesmo a proposta da Igreja em saída, a Igreja:

"Como Igreja que 'caminha Junta' com os homens, compartilhando as dificuldades da história, cultivamos o sonho de que a redescoberta da dignidade Inviolável dos povos e da função de serviço da autoridade poderá ajudar também a sociedade civil a edificar-se na Justiça e na fraternidade, gerando um mundo mals belo e mals digno do homem para as gerações que hão de vir "(FRANCISCO)