Subsídio para celebrar o mês de maio em família

A exemplo da feliz experiência da Páscoa, a Coordenação de Pastoral da Arquidiocese oferece subsídio às famílias para celebração do mês de maio nos lares.

A Semana Santa não deixou de ser celebrada na Arquidiocese de São Luís. As paróquias com grande empenho realizaram suas celebrações sem a presença de fiéis, seguindo o rito Missa sem povo previsto no Missal Romano, porém, do outro lado das telas, inúmeras famílias acompanhavam as celebrações por meio das transmissões nas redes sociais digitais.

De outro modo, as famílias em seus lares, com grande motivação de fé, ornaram suas portas e janelas, escolheram espaços na casa e preparam ambientes celebrativos de acordo com as orientações do Roteiro Arquidiocesano para Celebrações edição Semana Santa Missionária em Família.

Milhares de famílias celebraram em suas casas segundo o roteiro sugerido pela Arquidiocese, com um grande retorno, pelos canais oficiais da Igreja local, dos fiéis que compartilharam seus momentos celebrativos em família.

Roteiro para celebrar o mês de maio em família.

Repetindo a feliz e motivadora experiência de fé, a coordenação de Pastoral, por meio do padre Jadson Borba, coordenador de pastoral arquidiocesano e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, Anjo da Guarda, com o auxílio do bispo auxiliar dom Esmeraldo Barreto e do padre Flávio Colins, reitor do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Nazaré, Cohatrac, a Arquidiocese disponibiliza mais um Roteiro Arquidiocesano para Celebrações edição Mês de Maio Missionário em Família.

"Com grande alegria a coordenação de pastoral apresenta mais um material para as nossas comunidades e famílias, num período intenso de combate ao covid-19. Neste mês de maio, mês mariano, a Arquidiocese traz o material para fortalecer a comunhão nas famílias e delas com a Igreja local, quando celebramos o Ano Missionário". Explica padre Jadson.

As edições estão intimamente ligadas ao período celebrativo em curso e com o Ano Missionário Arquidiocesano, proclamado em dezembro passado pelo arcebispo metropolitano de São Luís, dom José Belisário da Silva.

"O Ano missionário convida à prática da fé, mas, como estamos privados do contato presencial em comunidade em razão do necessário isolamento social, por conta da pandemia, a Arquidiocese pensou o material com o olhar na oração e no recolhimento espiritual em família neste tempo tão bonito que é o mês de maio para nossas comunidades e fiéis". pontuou o padre.

O Material. O roteiro contém quatro encontros em dois momentos, a celebração e a oração do terço em família. Neste material contém ainda as celebrações para a Festa da Ascensão do Senhor e de Pentecostes. Ambas as celebrações numa perspectiva missionária.

Basta baixar o material. No subsídio estão todas as orientações para bem preparar o ambiente da casa, mas também o coração dos participantes, possui indicações e chaves de leituras. Há também os mistérios do terço, para auxiliar a todos na recitação, e orientações práticas para viver o momento em família na oração e na missão batismal que cabe aos fiéis.

O Setor de Comunicação da Arquidiocese sugere aos católicos da Igreja local que se repita a mesma experiência pascal de compartilhar fotos das celebrações em família em seus lares, por meio das redes sociais digitais da Arquidiocese e das suas respectivas paróquias, marcando e subindo com a hashtag #MesMarianoArqSlz.

"Queremos caminhar com Maria neste difícil tempo sabendo que assim como ela esteve aos pés da cruz, no sofrimento do seu Filho, está também em nossa aflição; sabendo todos, claro, que não ficamos no Calvário, não ficamos na cruz, mas na Ressurreição do Cristo, nossa vida". E continua o padre, "é um material simples, mas de grande importância e necessidade para o exercício da nossa fé, esperamos que possa ser acolhido com a mesma alegria e carinho que foi preparado". Finalizou padre Jadson.