Primeira reunião do ano com Expressões Eclesiais e a coordenação da Ação Evangelizadora Missionária

Na noite desta terça-feira (28), aconteceu a primeira reunião dos movimentos eclesiais da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, que reuniu 53 lideranças. Conduziu o momento padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária (AEM), antes chamada Coordenação de Pastoral.

Durante sua fala, padre Jadson Borba apresentou a proposta do trabalho da Igreja na Arquidiocese, e enfatizou a importância do conhecimento e proximidade de todos para a realização do Plano Pastoral Arquidiocesano.

Somado a isso, apresentou metodologia de pesquisa de dados, que vem coletando há um ano, onde as informações servirão de subsídio para que as expressões eclesiais, e a Igreja como um todo, organizem sua ação evangelizadora missionária. Nesse contexto, o site e a Rede de Comunicação que pretende construir, vem ajudar significativamente essas ações, como elemento articulador.

Padre Jadson apresentou a atual formação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, e a configuração que a Igreja vem tomando, a partir das novas propostas de projeto missionário de evangelização. Atualmente a Arquidiocese possui 57 paróquias, duas quase paróquias, que estão divididas em 10 Foranias, e como agentes de evangelização, mais de 60 expressões eclesiais.

Quanto a isso, padre Borba dedicou um tempo da reunião para falar sobre o significado de nomenclaturas como: "expressão eclesial", "Comunidade eclesial missionária", além da proposta do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, que terá sua atuação através dos Pilares: Pão, Caridade, Palavra e Missão.

"Nós precisamos abraçar um projeto de Igreja mais próximo, com uma Pastoral mais dinâmica, formada pelo Conselho de Pastoral, que envolve todas as Foranias da Arquidiocese", explicou padre Borba, convocando para a missão os presentes.

Para Izabel Athayde Salgado, presidente da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares (OCDS), que participou da primeira reunião depois da ereção canônica da Comunidade da OCDS de São Luís do Maranhão, Comunidade São João da Cruz, este foi um momento importante de conhecimento sobre a Igreja.

"A reunião foi muito frutuosa em termos de informação, de unidade e de pertença à Arquidiocese de São Luís. Para nós da OCDS, é uma alegria poder ecoar o canto de amor e de ternura que nos foi inspirado por Santa Teresinha do Menino Jesus: 'No coração da Igreja, minha Mãe, serei tudo, serei o amor', pontuou Izabel.

A próxima reunião com as expressões eclesiais será a primeira do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, e será dia 18 de março, das 8h30 às 11h30, na Igreja matriz da Paróquia Santa Teresinha, no bairro Filipinho.

Veja mais fotos em nossas redes sociais.