top of page

Pelo segundo ano pesquisadores da Igreja do Maranhão chegam entre os finalistas dos Prêmios da CNBB


(Foto: Divulgação CNBB)

Nessa quarta-feira (23) aconteceu a divulgação e entrega de troféus aos contemplados na 54ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A cerimônia teve 2h de duração e foi transmitida do estúdio da TV Evangelizar (Curitiba, PR), com apresentação dos jornalistas Guilherme Machado e Luiza Gualberto, e retransmissão por emissoras de inspiração católica e pelas redes sociais da CNBB, ficando registrada no canal do YouTube da instituição.



Esta edição marca o segundo ano consecutivo que o Maranhão participa com representantes entre os finalistas dos Prêmios, embora não tenha levado o troféu de vencedor. Curiosamente, ambas as edições foram na recém criada categoria Papa Francisco (2019), que contempla produções científicas, dissertações e teses.


(Foto: Dissertação do padre Gutemberg Feitosa)

Nesse ano, a dissertação "Migração de Rádio: do AM ao FM, tradição, inovação e reconfiguração na Rádio Educadora do Maranhão" do padre Gutemberg Feitosa, defendida em novembro de 2021, no programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestrado profissional, ficou entre as três dissertações finalistas.


Finalistas Teses A representação do capelão militar nos filmes de guerra: O Resgate do Soldado, Pearl Harbor, Paisà e A Grande Guerra, de Héliton Marconi Dantas de Medeiros (PUC-Rio)


Finalistas Dissertações -“É melhor tirar a cadeia”: contribuições da teologia pública para a superação do encarceramento, de Lucas Henrique Pereira Duarte (PUC-PR) -Migração de Rádio: do AM ao FM, tradição, inovação e reconfiguração na Rádio Educadora do Maranhão, de Gutemberg de Sousa Feitosa (Universidade Federal do Maranhão) -A Vocação Para O Direito E A Justiça No Primeiro Canto Do Servo De Yhwh (Is 42,1-9), de Márcio José Pelinski (PUC-PR)

O anúncio de sua participação como finalista da categoria Papa Francisco foi feito em julho desse ano (leia aqui), ocasião em que forneceu entrevista ao nosso site falando sobre a experiência (leia aqui).



(Padre Gutemberg Feitosa | Foto: Ribamar Carvalho)

Padre Gutemberg Feitosa é bacharel em teologia, filosofia, jornalismo, e mestre em comunicação (UFMA). Na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, está à frente da produção de conteúdo na Rádio Educadora, é diretor de jornalismo no Jornal do Maranhão, pároco solidário e vice-reitor da Paróquia Santuário São José de Ribamar, Forania São José de Ribamar da Arquidiocese, onde desempenha a função de Vigário Forâneo, e diretor espiritual da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.


Abaixo segue a cerimônia de ganhadores:




Sobre os Prêmios de Comunicação CNBB


Os Prêmios de Comunicação da CNBB acontecem como forma de estimular e promover a produção cultural ligada ao campo da comunicação. Dessa forma, buscam reconhecer profissionais, projetos e casos de sucesso de iniciativa da Pastoral da Comunicação (Pascom), e de diversos profissionais em áreas como Cinema, Rádio, Televisão, Imprensa, Internet e há dois anos, tem contemplado, também, pesquisadores da área.


Dos trabalhos inscritos, são selecionados os finalistas, que passam pelo exame de dois júris, um técnico e um pastoral. O júri técnico tem como objetivo avaliar a qualidade do material produzido de acordo com as especificidades exigidas tecnicamente m cada categoria, que ao todo são sete. Após essa fase, são escolhidos os cinco melhores trabalhos, que passam por um júri pastoral, formado pelos bispos da CNBB.


Vencedores do 54º Prêmios de Comunicação da CNBB


1ª Categoria: Margarida de Prata (Cinema), avaliados pela PUC-Minas

Curta-metragem Meu corpo, minha fronteira – Eduardo Mossri


2ª Categoria: Clara de Assis (TV), avaliados pela PUC-Goiás

Documentário Arquivo A: Desafios da Igreja: Alto do Rio Negro, de Camila Franco Morais (TV Aparecida)

Reportagem A Igreja em Saída: a missão do Padre Júlio Lancellotti, de Mateus Eduardo Lino (A Igreja Em Saída)


3ª Categoria: Dom Helder (imprensa), avaliados pela Universidade Católica de Brasílica (UCB)

Jornais Aos 50 anos, Minhocão vive contrastes – Jornal O Estado de São Paulo Priscila Mengue

Revistas Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados – Jesuítas Brasil Janaína Santos



4ª Categoria: Microfone de Prata (rádio), avaliados pela Rede Católica de Rádio (RCR)
Jornalismo Ferida que ainda sangra – Rádio Senado

Entretenimento Mensagem sertaneja – Rádio Mensagem (diocese de São José dos Campos/SP)

Religioso Palavra de Amigo – Rádio Mundo Melhor (Fundação João XXIII)



5ª Categoria: Papa Francisco (Teses e dissertações), avaliados pela PUC-SP Teses

A representação do capelão militar nos filmes de guerra: O Resgate do Soldado, Pearl Harbor, Paisà e A Grande Guerra, de Héliton Marconi Dantas de Medeiros (PUC-Rio)

Dissertações

“É melhor tirar a cadeia”: contribuições da teologia pública para a superação do encarceramento Lucas Henrique Pereira Duarte (PUC-PR)



6ª Categoria: Kerigma (PASCOM), avaliados pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)

Plano Pastoral Digital Paróquia Nossa Senhora Aparecida Xingu Karina de Carvalho (Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Xingu, Diocese de São José dos Pinhais/PR)


7ª Categoria: Dom Luciano Mendes (Internet), avaliados pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL)

Iniciativas com redes sociais Evangelho com as crianças, autoria de Osmar de Oliveira Braido

Sites/Blogs/Portais Notícias Canção Nova, autoria de Júlia Beck Ferreira



Artigos e links sobre o assunto:








bottom of page