Padre Hernanni fala sobre espiritualidade e pandemia no programa de TV Algo Mais, nesse sábado (1)

(Andrey Barreto)

Nesse sábado, 01/10, o padre Hernanni Pereira, pároco da Paróquia São Maximiliano Kolbe, bairro Vinhais, estará no programa de TV Algo Mais (Difusora) falando sobre espiritualidade em tempos de pandemia.

Padre Hermanni é da congregação da Milícia da Imaculada, fundada pelo padre São Maximiliano Kolbe, OFMConv, padroeiro da imprensa e dos pais de família, e tem desenvolvido através dos meios de comunicação um apostolado da paróquia que administra.

ESPIRITUALIDADE E SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

No contexto da pandemia do COVID-19, vários fatores têm sido apontados como desfavoráveis para a promoção da saúde em tempos de isolamento social: o medo constante do contágio, as mudanças nas rotinas familiares, de estudo e trabalho; baixa capacidade para lidar com desafios; dificuldades na manutenção de um estilo de vida ativo pelo impedimento de acesso aos locais de práticas de atividades físicas; alteração na rotina de horários; crises familiares pela permanência conjunta prolongada; sinais físicos e emocionais desfavoráveis (crises de ansiedade, depressão e dores corporais).

Falando sobre a Ansiedade, observa-se que esta condição aumentou em grande parte da população ao longo da pandemia, em função das incertezas deste momento incomum e pela rotina “anormal”.

A realidade da quarentena é muito delicada, pois o isolamento social tem se somado a outros fatores negativos prévios a este período que podem prejudicar a saúde como a Ansiedade, Depressão e estilo de vida sedentário. Tais dificuldades ecoam um desequilíbrio interno e nos dificulta a seguirmos bem e saudável neste contexto. Cabe salientar que saúde define-se como um “estado completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”

A COVID-19 trouxe uma situação pandêmica com muitos desafios para a sociedade que tiveram que lidar com uma nova realidade, com um processo de adoecimento e muitos com o luto. Assim, a espiritualidade tem se revelado um dos principais recursos para se compreender os sofrimentos e fortalecer a humanidade para esses novos desafios, pois ela traz significados e propósitos à vida daqueles que necessitam se restabelecer. Evidenciando as questões relacionadas à atualidade do tema e levando e considerando como as questões espirituais podem auxiliar no momento atual.

A espiritualidade vem ajudando os indivíduos no enfrentamento da pandemia, na obtenção do bem-estar, conseguindo controlar corpo e mente diante de situações estressantes, ensinando a rever, reinventar e reorganizar sua vida e relações. A espiritualidade vem sendo uma estratégia de força e superação durante a pandemia, trazendo propósitos e significados, fazendo o ser humano entender e lidar, com sentimento de ansiedade, raiva e medo.

Nesse sentido, a espiritualidade é um elemento contribuinte do cuidar, buscando diminuir o sofrimento e alcançar esperança, principalmente em situações de desespero.

Essa espiritualidade não deve ser confundida com religião, ambos se complementam, porém são coisas distintas, espiritualidade traz sentido, conforto e significado, por outro a religião é uma instituição onde as pessoas que concordam com aquelas crenças, dogmas e práticas exercendo assim sua religiosidade.

Texto sobre pandemia: Vanessa Serra, Algo Mais, TV Difusora.