Missa dos Santos Óleos é transmitida da Catedral Metropolitana

A missa começou às 09h, na Catedral Metropolitana, com centenas de católicos que acompanharam de suas casas a transmissão pelo instagram da Arquidiocese; muitos outros sintonizados pelas ondas da Rádio Educadora AM 560 ou em seu aplicativo.

Santos Óleos 2020
Missa dos Santos Óleos 2020

Acatando ao disposto no decreto arquidiocesano, publicado em 20 de março, pelo arcebispo metropolitano de São Luís, dom José Belisário, a missa dos Santos Óleos foi mantida, porém, sem a presença de fiéis; participaram apenas os bispos, o pároco da Sé, vigários forâneos, equipe de liturgia e de comunicação da Arquidiocese, todos em espaços próprios, dentro dos protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias e de saúde do país e do estado. Os bispos ficaram em locais separados dos padres, em razão de suas idades, e os padres acomodados em mesas separadas.

Os fiéis que, se somaram em centenas, acompanharam a missa pela live no instagram da Arquidiocese de São Luís. Outras mais, pelas ondas da Rádio Educadora AM 560 ou pelo seu aplicativo, no celular, na palma da mão.

Homilia do arcebispo
Dom José exorta aos fiéis em homilia

Dom José Belisário, arcebispo metropolitano, iniciou a santa missa explicando o caráter da celebração e sua importância no calendário litúrgico, ainda, explicou a motivação da antecipação em uma semana e a singularidade que aquela celebração teria, em função da pandemia. A primeira unicamente transmitida aos fiéis, sem presença massiva das paróquias na Catedral.

Em sua homilia ressaltou, "para um mundo doente, cuidemos da saúde da nossa fé, para termos esperança e dele cuidar".

Dom José Belisário reiterou aos fiéis o cuidado em participar das celebrações da Semana Santa transmitidas pelas paróquias em suas redes sociais digitais. "Não ficaremos sem celebrar, no reservado, celebrarão os padres, e os fiéis, reunidos com suas famílias em seus lares, acompanharão no mesmo espírito de comunhão, ora, mediante ao que se vive, precisamos que 'todos sejam um'. Comunhão eclesial de fé diante do que vivemos com as ferramentas que dispomos".

Após a bênção final as transmissões foram encerradas e os padres um a um deixaram o altar, logo a pós seguiram, do mesmo modo, para suas paróquias. O mesmo valeu para os bispos, que reafirmaram o pedido de isolamento social e os cuidados a serem tomados diariamente.

acesse a mais fotos.