Romaria da Aurora dá início ao Festejo do padroeiro do Maranhão!

(Fotos: Ribamar Carvalho, Pascom Paróquia Santuário São José de Ribamar)

Iniciou hoje, quinta-feira (01/09), às 5h, com a Romaria da Aurora, o festejo do santo padroeiro do Estado do Maranhão, que, neste ano, espera reunir 800 mil pessoas em uma linda festa de fé, com duração de 25 dias, encerrando no último domingo do mês, 25 de setembro.

Inspirado no espírito do Sínodo (2021-2023), o festejo traz como tema: “São José de Ribamar, Guardião da Comunhão e Protetor da Missão”, e uma programação que contará com a novena em honra ao padroeiro, batizados, e as tradicionais Romarias organizadas pelos grupos de devotos que percorrem com fé e compromisso, o trajeto de São Luís à cidade São José de Ribamar, para pagar promessa, pedir graças e renovar os compromissos batismais.

Dos católicos mais fervorosos e engajados, passando pelos fieis que possuem uma relação mais espaçada com o santo e com a Igreja, incluindo também os não-católicos, mas que convivem com a presença josefina, seja pela relevância da cidade balneária ou pela fé dedicada a Deus e expressada na devoção a São José - o pai nutrício de Jesus e esposo da Virgem Maria - o fato é que durante o mês de setembro, no Maranhão, São José de Ribamar reúne homens e mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos, em um único coração: o coração da Igreja.

Assim, o espírito de sinodalidade não poderia ser melhor traduzido. Quanto a isso, o padre Cláudio Roberto, reitor do Santúario de São José de Ribamar reforça:

“A sinodalidade é a igual responsabilidade de todos no serviço de evangelização e em todas as atividades pastorais. Os ministros ordenados, os leigos e os religiosos são igualmente responsáveis pela implantação do Reino de Deus neste mundo.”

Além da expectativa em poder louvar por mais um ano o padroeiro do Maranhão, esta edição do festejo também é marcada pela volta das atividades normais, após dois anos de restrições com a pandemia. Para o vice-reitor do Santuário, padre Gutemberg Feitosa, a palavra que traduz a festa litúrgica de São José de Ribamar neste ano é "retomada".

Por isso, o Santuário realizou uma ação itinerante, visitando a festa de outros grandes padroeiros em outras circuncisões eclesiásticas (dioceses) do Maranhão. Santos que assim como São José, reúnem os filhos na casa da Mãe Igreja, e que fazem da devoção e manifestação pública da fé, durante seus respectivos festejos, um diálogo com os habitantes e vida de suas cidades.

"Visitamos os festejos de São Raimundo Nonato dos Mulundus, em Vargem Grande; Nossa Senhora da Natividade, em Urbano Santos; Santa Teresinha, em Bacabal; São Mateus, em São Mateus do Maranhão; São Benedito, em Rosário", relatou padre Gutemberg.

Além destes municípios, a imagem de São José de Ribamar peregrinou ainda festejos de diversas paróquias da capital. A intenção das visitas da imagem, foi realizar o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, propagar a devoção a São José de Ribamar e a missão da Igreja.

São José de Ribamar e as romarias em honra ao santo

A tradição da festa em honra a São José de Ribamar tem como marca as romarias realizadas como forma de pagar promessas e pedir graças através de sua intercessão. A principal, é a "Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar", que, neste ano, acontecerá no dia 17 de setembro, um sábado, com um percurso de 22km, que dura 8h, uma madrugada.

Sua programação será: missa de envio, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bairro Cohab, em São Luís. Após a benção, os romeiros seguirão pela Avenida Jerônimo de Albuquerque até o bairro Forquilha, na MA-201, em direção ao Santuário de São José de Ribamar.

As romarias, porém, são marcas registradas do festejo em honra ao padroeiro do Maranhão, e além da principal, outras acontecerão até o final do festejo, dia 25 de setembro. Para participar, basta se unir aos grupos organizadores:

Agenda das romarias:

Romaria da Vida Vida (Pastoral da Sobriedade): 03, sábado.

Romaria do Terço dos Homens: 04, domingo.

Romaria das Crianças: 10, sábado.

Romaria da Juventude: 11, domingo.

Romaria das Comunidades: 16, sexta-feira.

Romaria da Luz: 19, segunda-feira.

Romaria Marítima: 24, sábado;

Romaria de encerramento: 25, domingo. Início às 16h, terminando com missa no Santuário de São José de Ribamar, presidida por dom Gilberto Pastana.

Acompanhe a programação diária do festejo pela emissora da Arquidiocese, a Rádio Educadora 560khz, e pelas mídias oficiais do Santuário de São José de Ribamar.

Contatos para entrevistas:

Matheus Coimbra: matheusrcoimbra@hotmail.com / Celular (WhatsApp) (98) 9 8449 8803 Valéria Baldez: valeria.baldez@gmail.com / Celular (WhatsApp) (98) 9 99240 4403 Padre Gutemberg Feitosa: padregutofeitosa@hotmail.com / Celular (WhatsApp) (98) 9 88697369