Especial de Páscoa: terceiro domingo pascal

“Fica conosco, Senhor!” (Lc 24,29)

Por: Diácono Bruno Pimenta /

Pós-graduando em teologia bíblica /

Santuário São José de Ribamar

Foto: Pascom São Cristóvão

Os dois discípulos de Emaús apresentados na liturgia deste domingo, são personagens fundamentais para a compreensão da missa como presença real do Ressuscitado na explicação da Palavra e na partilha Eucarística, eles compõem o conjunto das testemunhas oculares do Ressuscitado.

O itinerário de Emaús é atualizado em nossas celebrações dominicais, onde ouvimos a Palavra de Deus e tendo-a meditado, caminhamos rumo ao altar do sacrifício com o coração ardendo de amor para tomar nas mãos o corpo do Senhor. Por isso, sugerimos um ambiente similar ao caminho dos discípulos de Emaús.

Que tal?

1. Preparar a mesa da Palavra (ambão) no corredor central da igreja, de frente para o altar, indicando um caminho que vai da Sagrada Escritura para a Eucaristia;

2. Enfeitar o altar e o ambão com flores naturais e bem coloridas, lembrando que a páscoa é festa da vida;

3. Colocar o círio pascal ao lado do ambão, mostrando que a luz do Ressuscitado dá sentido à Palavra e faz arder os corações;

4. Providenciar um casal caracterizados de discípulos para entronização da Palavra ou ofertório;

5. Escolher os cantos que falam dos discípulos de Emaús e encaixá-los na liturgia (Fica conosco, Senhor/ padre João Carlos; Ao partir do pão/ Walmir Alencar; Catequese, caminho para o discipulado).