Especial de Páscoa: quarto domingo pascal
- arquislma
- 1 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Diácono transitório Bruno Pimenta
Pós-graduando em teologia bíblica.
Santuário São José de Ribamar.

Eu sou a porta das ovelhas
Neste quarto domingo da Páscoa celebramos o dia do Bom Pastor. Jesus ressuscitado é o modelo do verdadeiro pastor, aquele que cuida das ovelhas cercando-as de carinho e proteção. Ele as conhece, as chama pelo nome e elas O seguem porque conhecem a sua voz. Jesus é a realização das profecias de Ezequiel 34, de Isaías 40 e Jeremias 23, é o eleito, o pastor da descendência de Davi que guiará o povo com justiça.
Jesus vai à nossa frente preparando o caminho, se O seguimos com confiança não nos perderemos e ainda que o caminho seja longo e doloroso precisamos suportá-lo com paciência, assim nos orienta São Pedro na 2ª leitura deste domingo, na certeza de que um belo oásis nos aguarda, lá encontramos saúde, segurança, água fresca, sombra, alimento e a companhia daquele que resgatou as nossas vidas da morte.
Que tal?
Preparar um momento de oração com todos da casa para rezar o terço, meditar o Evangelho de João 10, 1-10 e cantar o salmo 23?
Nas celebrações litúrgicas destacar a imagem ou um quadro de Jesus Bom Pastor?
Sugestões de cantos:
Sou bom pastor ovelhas guardarei; A ovelha sou eu/Toca de Assis; Vós sois meu pastor ó Senhor/CNBB; Pelos prados e campinas/Pe. Zezinho; Tomado pela mão/Agnus Dei.




Comentários