top of page

Copa do Mundo: Brasil e Suíça entram em campo hoje! (28/11)


Nessa segunda-feira (28/11) o Brasil enfrenta o segundo desafio durante a Copa do Mundo 2022, dessa vez, em disputa contra a Suíça, na segunda rodada do Grupo G, às 13h, no Estádio 974, em Doha.


Esta é a a nona vez que os dois Países se enfrentam em competições de futebol. Três desses jogos tiveram vitória do Brasil, duas para a Suíça e três empates. Em Copa do Mundo, os Países disputaram apenas uma vez (por sinal, marcando a primeira disputa na história do futebol entre os dois), em 1950, há 68 anos, no Brasil, em jogo no Pacaembu (SP).


Nessa segunda-feira, espera-se que o Brasil traga mais uma vitória para casa! Que em linha histórica* está assim:


2013 (amistoso) Suíça 1 x 0 Brasil (Basel)


2006 (amistoso) Suíça 1 x 2 Brasil (Basel)


1989 (amistoso) Suíça 1 x 0 Brasil (Basel)


1983 (amistoso) Suíça 1 x 2 Brasil (Basel)


1982 (amistoso) Brasil 1 x 1 Suíça (Recife)


1980 (amistoso) Brasil 2 x 0 Suíça (Cuiabá)


1956 (amistoso) Suíça 1 x 1 Brasil (Zurique)


1950 (Copa do Mundo) Brasil 2 x 2 Suíça (São Paulo)


A fraternidade e a Copa

Parece nome de Campanha da Fraternidade, mas não é. O tópico desse artigo deseja chamar a atenção para a oportunidade de exercício da fraternidade durante a competição.


Algumas nações que estão participando enfrentam situações de crise e instabilidade na política e na economia, e muitos cidadãos, ao acompanharem os jogadores de seus Países durante a Copa do Mundo, cultivam esperança de momentos alegres e que elevem a alma do abatimento. É um momento, sobretudo, dos povos se confraternizarem.


Não por outro motivo, ao iniciar a Copa do Mundo, o Santo Padre o Papa Francisco deixou uma mensagem aos participantes:


Gostaria de enviar minhas saudações aos jogadores, torcedores e espectadores que acompanham de vários continentes a Copa do Mundo que está acontecendo no Catar. Que este importante evento seja uma ocasião de encontro e confraternização entre as nações, promovendo a fraternidade e a paz entre os povos”, disse o Santo Padre.

Encorajados pelas palavras do Papa Francisco, peçamos a intercessão de São Luís Scrosoppi, padroeiro dos futebolistas, para que persevere o espirito fraterno e a boa fé entre todos.


*Fonte de informação dos históricos do jogo: https://gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/copa-do-mundo/noticia/2018/06/brasil-x-suica-veja-o-historico-do-confronto-entre-as-duas-selecoes-cjibti3700fmo01qoeayu64ix.html

bottom of page