Começou neste domingo (28) a 59ª Assembleia Geral da CNBB

(Fotos: Marta Bispo, secretária do Regional NE5)

Começou neste domingo (28) e vai até o dia 02 de setembro, a 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP). As 278 circunscrições eclesiásticas, dos 19 Regionais da CNBB, estão participando. Dom Gilberto Pastana e dom José Belisário Silva, arcebispo e bispo emérito da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, estão entre o grupo de bispos do Regional NE5, e somam aos 478 epíscopos (321 em exercício e 157 eméritos) da Igreja do Brasil.

Com o tema central "Igreja Sinodal - comunhão, participação e missão", a 59ªAGCNBB terá ainda quatro temas principais e mais 14 temas diversos para oração e votação em um total de oito sessões. Entre os temas centrais estão: 1- A elaboração das próximas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que deverão ser consolidadas na 60ª AGCNBB, em 2023; 2- A atualização do Estatuto da CNBB; 3- O Ministério do Catequista; e 4- Estudo nº 114, que tem como tema "E a Palavra habitou entre nós" (Jo 1,14) - Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias.

(Bispos do Regional NE5/ Fotos: Marta Bispo, secretária Regional NE5)

A assessoria de comunicação da CNBB realizou um credenciamento para os jornalistas que farão a cobertura presencial e em formato digital da reunião. Diariamente será realizada uma coletiva de imprensa com um dos bispos, às 15h, e às 19h será divulgado uma síntese do dia.

Além das sessões de votação, os prelados devem ainda se reunir em retiro para o momento. Acompanhe a 59AGCNBB pelo site do Regional NE5, ou diretamente nos meios de comunicação da CNBB.