Coletiva de imprensa sobre lançamento da Campanha da Fraternidade abre atividades arquidiocesanas

(Dom Gilberto, padre Jadson Borba, Carlos Alves Júnior, e Zenilda Bezerra, na mesa da coletiva de imprensa da CF2023 | Foto: Alan Santos , TV Rede Vida Caxias)

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (24), no auditório Dom Geraldo Dantas, na Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, Centro, a Coletiva de Imprensa sobre o lançamento local da Campanha da Fraternidade 2023, que neste ano traz como tema “Fraternidade e Fome”, e como lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

A mesa da coletiva foi composta pelo arcebispo de São Luís do Maranhão, dom Gilberto Pastana, padre Jadson Borba, coordenador Arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária, responsável pela coordenação da Campanha da Fraternidade local, e pelos leigos, Carlos Alves Júnior, representando os assessores da Campanha da Fraternidade, que integra a Equipe de Campanhas arquidiocesana, e Zenilda Bezerra, articuladora arquidiocesana das Pastorais Sociais.

(Dom Gilberto Pastana em entrevista à TV Rede Vida | Foto: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Em sua fala, dom Gilberto Pastana pontuou a importância da Campanha da Fraternidade, no sentido ajudar a população a olhar e ajudar de modo concreto aqueles que têm fome.

“O próprio Jesus quem nos pede ‘dai-lhes vós mesmo de comer’, então, o problema não é a falta de comida, o problema é repartir, é o distribuir. E isso, nós precisamos nos converter e nos ajudar, mutuamente”, reforçou o epíscopo.

Os demais membros da mesa, falaram sobre o trabalho desenvolvido em nível pastoral, orgânico, e sistemático, sobre a Campanha da Fraternidade neste ano. Padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária, explicou que a metodologia deste ano é inovadora, no sentido de seguir a mesma proposta do Sínodo. Uma metodologia baseada na escuta das comunidades, de modo a torna-las as próprias protagonistas da missão. “A Campanha da Fraternidade é uma proposta de quaresmal de conversão”, conclui, padre Jadson Borba, ressaltando que o trabalho seguirá não apenas durante 40 dias de preparação para a Páscoa, mas seguirá por toda a vida dos que se envolvem.

(Padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária em entrevista para a TV Rede Vida | Foto: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Após o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese, neste sábado (25), as atividades seguirão nas comunidades, através dos assessores da CF2023, e das ações das pastorais e movimentos da Igreja, em todas as 58 paróquias da Arquidioceses, que alcançam ao todo 15 municípios do Maranhão (quatro Paróquias na área insular, e 11 na área continental).

Sobre o lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 em São Luís do Maranhão

A missa de abertura da CF2023 acontecerá no Multicenter SEBRAE, bairro Cohafuma, com abertura dos portões às 15h, e início da arrecadação da coleta de alimentos não perecíveis, que serão doados para três paróquias da Arquidiocese, situadas em regiões de vulnerabilidade social: Coroadinho, Liberdade e Alto Timbira.

A missa será às 17h, presidida pelo arcebispo de São Luís do Maranhão, dom Gilberto Pastana, e concelebrada pelos padres de toda a Arquidiocese, auxiliada pelos diáconos permanentes.

Cerca de 3.000 pessoas estão sendo esperadas no evento que terá suas ações estendidas durante todo ano através da Paróquias.

Acompanhe a programação do lançamento da CF2023 nas redes sociais da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.