Arquidiocese celebra Corpus Christi com programação transmitida

A celebração ocorre na quinta-feira 11 de junho, com atividades durante todo o dia e bênção solene às 17h. Este ano, toda a programação será integralmente transmitida pelos meios de comunicação da Arquidiocese.

A Arquidiocese Metropolitana de São Luís celebra no dia 11 de junho, quinta-feira, no Santuário de Nazaré, no Cohatrac, a solenidade de Corpus Christi. A festa é uma importante comemoração do calendário católico que data desde o século XIII, quando convocada pelo papa Urbano IV.

Seja a solenidade uma data móvel, ainda sim, é celebrada em comunhão pelos católicos em todo o mundo. É ocasião para o louvor e a adoração ao Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, a Eucaristia. Para expressar esse louvor, as paróquias e comunidades adornam as igrejas, enfeitam as ruas e confeccionam tapetes por onde passa a procissão com o Corpo de Cristo.

Este ano, com o tema Eucaristia e Missão: para toda mesa pão, a Igreja local faz alusão ao Ano Missionário Arquidiocesano e, ao mesmo tempo, à Campanha da Fraternidade 2020 - que aborda o cuidado com o próximo, e, ainda, o Congresso Eucarístico Nacional, transferido deste ano para novembro de 2021, na Arquidiocese de Olinda e Recife, estado de Pernambuco.

A celebração este ano tem uma formatação diferente, porque precisa obedecer às normas, mas continua a ser a festa da comunhão

A Solenidade é um evento católico tradicional na capital maranhense que mobiliza todas as paróquias, comunidades e organismos da Igreja local. Há o envolvimento dos bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas numa preparação que começa meses antes.

A festa da Igreja nem menor nem menos contagiante, diferente, tão solene quanto às outras

Na Arquidiocese a Solenidade é planejada pela Comissão Arquidiocesana para Corpus Christi, que este ano precisou formatar as ideias para adequar às normas sanitárias em função da pandemia. Segundo o padre Robério Lima, coordenador da Comissão Arquidiocesana para Corpus Christi, “a celebração este ano tem uma formatação diferente, porque precisa obedecer às normas, mas continua a ser a festa da comunhão, a festa da Igreja nem menor nem menos contagiante, diferente, tão solene quanto às outras , declara.

Programação nas paróquias.

Cada paróquia irá realizar sua programação particular conforme sua realidade pastoral, porém, a Comissão, por orientação do arcebispo, recomenda às paróquias a missa transmitida e a “exposição móvel” do Santíssimo pelos bairros conforme área paroquial, com bênçãos em hospitais e casas de saúde.

Programação arquidiocesana.

O simbólico tapete pensado para 2020 com alimentos para doação aos seminários da Arquidiocese e às famílias necessitadas da capital, dará lugar a uma grande coleta solidária para posterior distribuição. Durante o dia, uma programação especial foi elaborada: às 10h - sobrevoo com o Santíssimo Sacramento pela Região Metropolitana da Grande São Luís, contemplando o município de Rosário. À tarde, a partir das 15h, direto do Santuário de Nazaré, no Cohatrac, live Hora Eucarística, que reunirá artistas locais interpretando canções católicas, com reflexões e orações intercaladas; durante a live serão arrecadados os alimento para a distribuição. Por fim, às 17h - bênção solene do Santíssimo Sacramento dada pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário da Silva.

Toda a programação será transmitida exclusivamente pelo canal no Youtube e pelas redes sociais da Arquidiocese e pela Rádio Educadora.

Contatos:

Meios de Comunicação: