• Secom

Arquidiocese apresenta roteiro para celebração da Semana Santa em família

Atualizado: Abr 8

A ideia é propiciar que as famílias celebrem em comunhão a Semana Santa, ápice entre as celebrações do calendário litúrgico católico.


Baixar roteiro.

Altar mor da Catedral Metropolitana

Para bem celebrar a Semana Santa nas paróquias, os padres adotaram a transmissão das missas em lives no instagram, como tem acontecido desde a publicação do decreto arquidiocesano. Embora algumas paróquias já a adotassem no cotidiano como forma para atingir os fiéis que se encontravam impossibilitados de participar das santas missas, seja quais forem os motivos, sempre esteve muito claro que o ato não substituía a participação presencial na Eucaristia.


Neste tempo de pandemia, com missas em reservado, utilizar dos recursos disponíveis para manter a eclesialidade é essencial para a unidade da Igreja local e manutenção da vida sacramental, ainda que a distância. O Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Jadson Borba, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, bairro Anjo da Guarda, explica que "estamos distantes fisicamente, mas não separados, estamos unidos na fé pelos meios que dispomos para exercer a nossa prática católica".



Semana Santa nas Famílias


Incentivados pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário, e acompanhados pelo bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Esmeraldo Barreto, os padres Jadson Borba e Flávio Colins, reitor do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Nazaré, bairro do Cohatrac, elaboraram roteiro celebrativo nomeado Semana Santa Missionária em Família.


O roteiro inicia com a celebração do Domingo de Ramos, traz textos para a segunda, terça e quarta da Semana Santa e apresenta celebrações para o Tríduo Pascal: Quinta-Feira e Sexta-Feira Santas e Vigília Pascal. O roteiro encerra com o Domingo da Páscoa. Segundo o arcebispo, os textos são sugestões para bem celebrar a Semana Santa em família. "Não deixaremos de celebrá-la, mas, ao contrário, esperamos que seja vivida profundamente nos lares", explicou.


O roteiro está disponível para ser baixado. Sugere ainda a Coordenação de Pastoral, que, para o Domingo de Ramos, as portas dos lares sejam adornadas com ramos, marcando a unidade na celebração do próximo domingo, e mais, que as famílias não deixem de acompanhar as transmissões das celebrações de suas paróquias, porém, aproveitem o roteiro como oportunidade para vivenciá-las em seus lares, exercitando, profundamente, as virtudes da Igreja doméstica.









693 visualizações