Paróquia prepara-se para elevação a Santuário

A Paróquia do bairro do Cohatrac, em São Luís, prepara-se para sua elevação à categoria de Santuário. Uma das medidas tomadas para isso é a ampliação da igreja matriz, já iniciada com a construção da primeira etapa das obras: a instalação de doze pilares principais, seis de cada lado da igreja, que servirão de base para a cobertura do novo templo. Com a ampliação do prédio será possível acolher aproximadamente 1.400 pessoas sentadas.

Com um prédio maior a igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré além de poder acolher mais fiéis vai também possibilitar a realização de um sonho da Comunidade, que é a elevação da Paróquia à categoria de Santuário. “ A partir da instalação das colunas, o arcebispo de São Luís já vem para a criação do Santuário”, afirmou o pároco, Flávio Colins.

O que é um Santuário

O documento “O Santuário”, do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes diz: “Sob o nome de Santuário entende-se a igreja ou outro lugar sagrado, aonde os fiéis em grande número, por algum motivo especial de piedade, fazem peregrinações, com a aprovação do Ordinário local”.

Porque Cohatrac Santuário

Atraídos pelo Círio de Nazaré Festa da Luz milhares de fiéis de várias localidades do Maranhão e estados vizinhos vêm todos os anos, em romarias ou por outros meios, à igreja do Cohatrac para as celebrações eucarísticas, penitenciais, orações, adorações, louvores e contemplações diárias a Deus. A paróquia tornou-se, assim, um lugar de expressões de sentimentos, de pedidos, agradecimentos. Muitas graças e bênçãos são alcançadas ali pela intercessão de Nossa Senhora de Nazaré.

A igreja do Cohatrac se configura atualmente como um lugar, uma Tenda de encontro com a Palavra de Deus, com a pessoa de Jesus Cristo, onde a fé se torna ação, partilha, solidariedade, emoção, devoção, transformando a Paróquia de Nazaré em um verdadeiro Santuário.

Vale ressaltar que a Festa se torna também um período de evangelização para o número de mais de mil paroquianos que doam seus dons, distribuídos nas Equipes de Serviços e que, com a alegria do Cristo ressuscitado, não poupam esforços para a realização do Círio. O padre André Luís uma vez disse que o Círio de Nazaré é “um verdadeiro Retiro Espiritual”. São trinta dias recheados de atividades espirituais, reunindo pessoas de outras localidades, mas também crianças, jovens e adultos da Comunidade; fiéis que deixam suas casas, chegam após duras jornadas de trabalho, mas vêm com a fé no coração, dizer a Deus que é nele que confiam, esperam e depositam toda a sua vida. E assim, a Paróquia promove a experiência do serviço, do chamado, do encontro e construção da comunidade eclesial

Importância do Santuário

No Santuário oferecem-se aos fiéis meios de salvação mais abundantes, anunciando a Palavra de Deus, incentivando adequadamente a vida litúrgica, principalmente com a Eucaristia e a celebração da Penitência.

O padre Flávio Colins, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, fala sobre a importância de um Santuário para os fiéis e para toda a Igreja no Maranhão: “O Santuário de Nazaré certamente será uma grande contribuição para a vivência e o fortalecimento da fé do povo maranhense pela força de atração que tem o Círio de Nazaré e a devoção a Nossa Senhora de Nazaré! Com certeza o Santuário atrairá muito mais pessoas até mesmo pela sua arquitetura, mas, mais que isso, o Santuário se configura num espaço muito particular de encontro com Deus e de expressão da fé”.

#ParóquiaNossaSenhoradeNazaré #Santuário #Cohatrac