Santuário arquidiocesano realiza Coletiva de Imprensa e a tradicional Lavagem

Foto: Matheus Paixão

Na manhã desta quarta-feira, 28, foi realizada a tradicional lavagem do Santuário e a Coletiva de Imprensa. Eventos preparatórios para a abertura do Grande Festejo do Padroeiro do Maranhão, São José de Ribamar.

Padre Gutemberg Feitosa, vice-reitor do Santuário, acolheu a todos os presentes, celebrando em oração, o Grande Festejo, que ocorrerá entre os dias 01 a 29 de setembro. O mês será dedicado a celebrações e romarias em honra do santo de imensa devoção popular em nosso estado. O tema abordado este ano ”Amazônia: Igreja, Missão e ecologia” faz referência ao Sínodo para a Amazônia, convocado pelo Papa Francisco, para o próximo mês de outubro. Disse.

A abertura acontecerá às 5h do dia 1º, com a Romaria da Alvorada na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Moropóia, seguida de missa no santuário. Já no dia 21, acontece a Grande Romaria Caminho de São José, com missa de Envio da Imagem ás 6h no Santuário. Ás 19h, os romeiros saem da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, e seguem até a cidade balneária. A programação ainda segue com missas e novenas diariamente.

No dia 28, acontece outro dos pontos altos do festejo, a Romaria Marítima, que é realizada desde 2000. A romaria é uma alusão à lendária chegada do santo à cidade por meio do mar. A romaria sai do santuário às 7h30. No mesmo dia, às 17h, acontece a Romaria da Juventude, saindo da Igreja São Benedito. Assim como a Romaria das Crianças, a da Juventude tem o objetivo de envolver os novos fiéis na devoção ao santo.

O encerramento ocorrerá no dia 29, ultimo domingo do mês de setembro, com a procissão de encerramento do Grande Festejo, com procissão pelas ruas da cidade, ás 17h30, missa de encerramento na praça do Santuário e show ás 20h, fechando a grande noite.

Coletiva

Foto: Matheus Paixão

Este ano trazendo o tema ; Amazônia: Igreja missão e ecologia, os párocos solidários concederam coletiva de imprensa para falar do festejo. Padre Cláudio Roberto, reitor do Santuário, explica que durante este mês, todos meditaremos sobre a região amazônica, porque a evangelização está sempre casada com a realidade e com a necessidade do nosso povo. "O festejo é um grande momento de evangelização de louvor a Deus, através de São José de Ribamar. O evangelho é para transformar os corações e transformar nossa realidade, por isso este ano vamos refletir sobre a região amazônica". Finalizou.

Lavagem

Foto: Matheus Paixão

Uma tradição que ocorre desde 1954, como explica o pesquisador Antônio Miranda, ele esclarece que no início, animais de carga traziam a água do bairro moropóia até a igreja para a tradicional lavagem. Hoje o legado reúne vários devotos com muita fé, alguns pagando suas promessas, como a dona de casa, Luisa Lobato, moradora do bairro Pirâmide na cidade de Raposa, que há 7 anos agradece a intercessão de São José de Ribamar em sua vida, " graças a São José, eu consegui minha casa. Este momento é como lavasse a minha alma". Disse.