Mês de Maria é celebrado nas Paróquias da Arquidiocese de São Luís

Maio se destaca por ser o mês dedicado às mães, noivas e especialmente, à Virgem Maria. Este período tão singular torna-se ainda mais especial devido às celebrações e diversas atividades que foram programadas nas paróquias que compõe a Arquidiocese de São Luís para celebrar o mês da Mãe Maria.

A ideia de um mês dedicado especificamente a Maria remonta aos tempos barrocos – século XVII. Apesar de nem sempre ter sido celebrado em maio, o mês de Maria incluía trinta exercícios espirituais diários em homenagem à Mãe de Deus.

O Papa Francisco não foge à regra: devoto da figura de Nossa Senhora, ele afirma, desse modo, a sua absoluta identidade católica, “seria bom que, especialmente neste mês de maio, rezássemos juntos, em família, com os amigos, na paróquia, o Santo Terço ou alguma oração a Jesus e à Virgem Maria. A oração feita em comunidade é um momento precioso para tornar ainda mais forte a vida familiar, a amizade! Aprendamos a rezar mais em família e como família!”.

Mês Mariano nas paróquias;

As paróquias costumam rezar no mês de maio uma oração diária do Terço e muitas preparam um altar especial com um quadro ou uma imagem de Maria. Entretanto, os altares e coroações neste mês não são apenas atividades “da paróquia”. Mas, o mesmo pode e deve ser feito nos lares, com o objetivo de participar mais plenamente na vida da Igreja. Algumas paróquias da Arquidiocese já divulgam suas celebrações para o Mês Mariano;

Catedral da Sé;

Abertura do Mês Mariano no dia 1º de maio.

Paróquia Nossa Senhora dos Remédios;

Missa de abertura do Mês Mariano no dia 1º de maio ás 18h. Além de visitas da imagem pelas casas da comunidade.

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Cohatrac);

A paróquia se prepara para as atividades marianas, com missa de envio no dia 1º de maio ás 19h30 e bênçãos das imagens que visitaram casa a casa pela comunidade, com imagem de Nossa Senhora as famílias.

Além de dar continuidade à peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas comunidades e residências da Forania Nossa Senhora de Nazaré de 05 a 08 de Maio.

9h30- Recitação do Santo Terço

10h – Santa Missa com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Paróquia Nossa Senhora da Penha – (Anjo Da Guarda)

Dia 1° Maio- Abertura do mês Mariano - Trabalhar a dinâmica “Maria de Casas em Casa” com todos os segmentos da paróquia - Comunidades, Pastorais, ministérios, Movimento e grupos:

• Missa de abertura do mês de maio, às 7h na Matriz; e envio das imagens de Nossa Senhora e dos segmentos da paróquia para visitas e orações do Terço nas casas, na Matriz.

De 02 a 30 de Maio- Encontros do “Maria de Casas em Casa”, nas comunidades, feito por todos os segmentos da paróquia, às 19h;

Dia 04 de Maio (Sábado) - Encontro preparação do aniversário da Semana Missionária, na Matriz, das 14h às 20h;

Dia 18 de Maio (Sábado) - Lançamento Festa Penha 2019, Largo Penha: (camisas, cartazes, rifa...), na Matriz, às 19h;

Dia 31 de Maio (Sexta-feira) - Dia internacional de combate ao fumo, realizado pela pastoral da Sobriedade;

Missa de encerramento do “Maria de Casas em Casa”, com coroação de Nossa Senhora, na Matriz, às 19h.

Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe- (Paranã)

Dia 1° de Maio- Abertura do Mês Mariano;

18h30- Recitação do Santo Terço

19h- Ofício da Imaculada Conceição

19h30- Santa Missa de abertura- Neste dia, as comunidades, famílias e devotos de Nossa Senhora devem trazer suas imagens Marianas para que sejam abençoadas.