Missa dos Santos Óleos, Celebração da Unidade

Missa dos Santos Óleos 2018 | Foto: Divulgação

Arquidiocese celebra missa solene dos Santos Óleos, nesta quinta-feira, dia 11, às 09h, na Catedral Metropolitana

A Arquidiocese de São Luís do Maranhão celebra na quinta-feira, 11 de abril, às 09h da manhã, na Catedral da Sé, a Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Celebração da Unidade. Esta é uma das principais liturgias católicas que introduz os cristãos no Tríduo Pascal, ápice do calendário católico. A missa será presidida pelo bispo auxiliar, dom Esmeraldo Barreto, e concelebrada pelos padres e diáconos, e ainda contará com a participação expressiva das 55 paróquias que compõem a Arquidiocese.

O que celebramos: conforme explica o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Crizantonio Silva, “esta celebração é chamada de Missa dos Santos Óleos ou do Crisma, que significa Unção, em razão de seu caráter. O bispo abençoa os Óleos do Batismo e dos Enfermos e consagra o Óleo do Crisma. Estes Santos Óleos serão usados na administração dos sacramentos: do batismo, da unção dos enfermos, da crisma e da ordem, durante o ano, até a próxima missa dos Santos Óleos, que ocorre e sempre próximo ou dentro da Semana Santa”, declara.

O padre esclarece, ainda, que é também chamada de Missa da Unidade por conta de dois outros importantes aspectos: “dentro da celebração acontecem momentos fortes e significativos, únicos para esta ocasião. O primeiro deles é a comunhão dos bispos com seus sacerdotes, seguido de um momento de confraternização. Em segundo, a renovação das promessas sacerdotais, que os padres fizeram no dia de suas ordenações, e que, na Missa dos Santos óleos, renovam diante do bispo”, conta o padre.

Antecipação da data: A missa dos Santos Óleos, tradicionalmente celebrada na manhã da quinta-feira santa, por permissão da Santa Sé, pode ser antecipada em alguns dias para favorecer a maior participação do povo de Deus. Devido as grandes distancias e dificuldade de acesso em algumas paróquias, principalmente na região continental da Arquidiocese, que comporta onze municípios, a Igreja local resolveu antecipar a celebração em uma semana. Desta maneira os padres podem participar da missa dos Santos Óleos e retornar a tempo para prepararem as celebrações da Semana Santa em suas respectivas paróquias. Outras dioceses do Maranhão também procedem assim.