top of page

Quando a Igreja do Brasil celebra o mês vocacional, em agosto, a arquidiocese ganha dois novos sacer


Pascom Arquidiocesana

A Igreja do Brasil marca o mês de agosto como o mês das vocações; entre outras preces vocacionais, há a prece pelos sacerdotes e religiosos, respectivamente no primeiro e terceiro domingos. No primeiro domingo, em função da proximidade da festa de São João Maria Vianney, o Santo Cura d’Ars, em 04 de agosto, a quem se atribui o patronado dos párocos, portanto, dos padres, os católicos brasileiros volvem suas orações particulares para a vocação sacerdotal. No último sábado do mês de julho, dia 28, a Arquidiocese de São Luís foi marcada pela ordenação sacerdotal de mais dois padres e um diácono transitório, este, com vista também à ordenação presbiteral. A celebração dará fôlego a mais as orações particulares pelos padres da arquidiocese já neste primeiro domingo de agosto.

Ordenações

Pascom Arquidiocesana

A celebração aconteceu no largo da Paróquia São João Calábria, localizada na avenida principal do bairro Jardim América. A paróquia sediou o evento por ocasião das comemorações dos 30 anos de sua criação. Foram três os ordenados, o seminarista Antônio Elton Aguiar da Silva e as ordenações presbiterais dos diáconos James Dean Serrão da Silva e Danylo Fontinele Silva. A santa missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano dom José Belisário da Silva e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Esmeraldo Barreto de Farias, padres e diáconos permanentes da Arquidiocese de São Luís, acompanhados dos postulantes ao diaconato permanente e seminaristas.

O Largo Calabriano acolheu diversas caravanas vindas de várias paróquias por onde os ordenados passaram durante a caminhada vocacional. Estiveram presentes também caravanas de outras dioceses do regional, destaque para a delegação da Diocese de Brejo. Além de religiosas(os), familiares e amigos dos três ordenados.

O rito

Pascom Arquidiocesana

Após a proclamação do Evangelho, foi feita a apresentação dos candidatos ao diaconado e ao presbiterado, seguindo- se a homília. Na sequência, foi iniciado o Rito de Ordenação, com a firmação do propósito dos eleitos, momento que manifestam perante a assembleia o desejo de assumirem o ministério diaconal e presbiteral. Encerrado esse momento, os três eleitos se prostraram e foi cantada a ladainha. Realizou- se então o momento das ordenações, iniciando com o eleito para a Ordem do Diaconado, Antônio Elton, que se ajoelhou diante do bispo, que com a imposição das mãos realizou a prece da Ordenação, em seguida o ordenado foi paramentado, e recebeu o livro dos Evangelhos. Na sequência, os eleitos à ordem do presbiterado, Danylo Fontinele Silva e James Dean Serrão da Silva, se ajoelharam para receberem a prece da Ordenação, sendo então paramentados com a estola e a casula. Foi realizada ainda a unção com o óleo do Crisma na palma das mãos dos ordenados. Encerrando o Rito da Ordenação, dom José Belisário acolheu os ordenados com o abraço da paz, e logo em seguida todos os presbíteros presentes realizaram o mesmo gesto como forma de acolhida aos ordenados.

Agradecimentos, comemorações e primeiras missas

Ao final da celebração, foram realizadas homenagens aos três ordenados e estes, em suas falas, procederam seus agradecimentos particulares. Após o encerramento da missa, foi servido aos presentes um jantar, embalado com show vocacional com Anne Vieira e Banda. Padre Danylo celebrou sua primeira missa na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Paranã, região metropolitana da Grande São Luís. Padre James Dean na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Bequimão.

bottom of page