Conselho Missionário dos Seminários realiza encontro de formação na Arquidiocese

O evento acontece de 01 a 05 de julho, na Casa de Retiro Oásis, bairro Aurora

O Conselho Missionário dos Seminários - Comise é um organismo das casas de formação sacerdotal, isto é, dos seminários da Igreja no Brasil. O conselho age em função da formação missionária dos candidatos ao sacerdócio. Entre as atribuições estão as de informar, acompanhar, conscientizar, fomentar e promover a missão na vida dos futuros sacerdotes, de modo a contribuir com o que desejou Pio XI: “não exista um só clérigo em que não arda este sagrado fogo de caridade pelo apostolado missionário” (Rerum Ecclesiae, 9).

O Comise é responsável pela realização anual, nas diferentes regiões do Brasil, da Formação Missionária dos Seminaristas – Formise, que pretende, sobretudo, favorecer a partilha das experiências missionárias vivenciadas pelos seminaristas em todo o país. A décima edição do Formise Nordeste acontece na Arquidiocese de São Luís, de 01 a 05 de julho, na Casa de Retiro Oásis, bairro Aurora, e traz por tema “a alegria do Evangelho, anúncio, comunhão e missão”, e lema “ardia nossos corações quando Ele nos explicava as escrituras pelo caminho” (Lc 24,32).

A décima edição ganha um diferencial a mais este ano por ser nacional e não apenas da região Nordeste, como deveria ser a princípio, mas, o evento ocorrerá simultaneamente com o Formise Nacional em função do calendário apertado previsto para o ano de 2018. O grande evento conjunto reunirá seminaristas de todos os regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, bispos do Maranhão e ainda, como principal conferencista, o arcebispo metropolitano de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo.

O evento é promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias - POM, pela Organização dos Seminários e Institutos no Brasil – OSIB, pelo o Regional Nordeste 5, reunião das doze dioceses do estado, e o Instituto de Estudos Superiores do Maranhão - IESMA. Dom José Belisário, arcebispo metropolitano de São Luís, além de presidir a santa missa de abertura do evento, participará como conferencista. Junto a ele, bispos do regional presidirão durante os dias do encontro de formação as demais missas que compõem a programação.

Participarão também como conferencistas dom Esmeraldo Barreto, bispo auxiliar de São Luís e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, e padre Antônio Niemiec, missionário redentorista, secretário nacional da Pontifícia União Missionária.

“Que esta décima edição do Formise desperte em nós, seminaristas, o ardor missionário e nos possibilite uma substanciosa e enriquecedora partilha das diversas experiências missionárias vivenciadas seja na pastoral de finais de semana, seja nas missões de férias no interior das dioceses e ou fora destas”, declarou Bruno Pimenta, seminarista do segundo ano de teologia da Arquidiocese de São Luís.