Roda de conversa: jornalismo de paz e falsas notícias

" O melhor antídoto contra as falsidades não são as estratégias, mas as pessoas: pessoas que, livres da ambição, estão prontas a ouvir e, através da fadiga de um diálogo sincero, deixam emergir a verdade; pessoas que, atraídas pelo bem, se mostram responsáveis no uso da linguagem”. (Papa Francisco, Mensagem para o 52° Dia Mundial das Comunicações Sociais)

O tema para o 52° Dia Mundial das Comunicações Sociais - DMCS, escolhido pelo Papa Francisco para ser refletivo neste ano, é “a verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32), "notícias falsas e jornalismo de paz”. A data será celebrada no próximo dia 13 de maio, festa da Ascensão do Senhor.

O tema faz referência às fake news, notícias falsas, fortemente impulsionadas nos últimos tempos; informações infundadas que contribuem para gerar e alimentar uma forte polarização das opiniões, gerando distorções dos fatos, com possíveis repercussões sobre comportamentos individuais ou coletivos.

"Certos indivíduos e grupos católicos em rede, muitas vezes, deixam de lado a missão de anunciar a “boa notícia” (good news) para inventar e compartilhar apenas 'fake (good) news', falsificando o Evangelho e o testemunho cristão com suas práticas de ódio e intolerância” (Moisés Sbardelotto, doutor e mestre em Ciências da Comunicação). E diante deste fenômeno das "Fake News" a Igreja quer oferecer uma contribuição propondo uma reflexão sobre causas, lógicas e consequências da desinformação nas mídias e ajudando na promoção de um jornalismo profissional, que procura sempre a verdade e por isso um jornalismo de paz que promova a compreensão entre as pessoas”. O Papa Francisco em sua mensagem para esse dia, quer destacar o papel do comunicador cristão, nas redes e fora delas, que é, o de ser promotor da paz e da verdade.

A Comissão Arquidiocesana para a Pastoral da Comunicação também quer contribuir para a reflexão deste tema, e anuncia a Roda de Conversa na sexta-feira, dia 11, das 19h às 21h, no Lítero Português, Centro.

São convidados profissionais da Comunicação, agentes da Pastoral da Comunicação, padres, seminaristas, religiosos (as), leigos e leigas de todas os grupos e pastorais da Arquidiocese de São Luís.

Na oportunidade será feita a abertura oficial do Curso para Agentes da Pastoral da Comunicação que será promovido em parceria com o IESMA.

Serviço:

Roda de conversa: Fake News e Jornalismo de Paz. Quando: 11 de maio, sexta- feira Horário: das 19h ás 21h

Onde: Auditório do Grêmio Lítero Recreativo Português, Rua do Sol, 55, Próximo a Praça João Lisboa, Centro, São Luís