Missa dos Santos Óleos, a missa da unidade

Renovação das promessas sacerdotais

Por razões pastorais, a Arquidiocese antecipa em uma semana a celebração do Santo Crisma.

A Arquidiocese Metropolitana de São Luís celebra amanhã, 22 de março, na Catedral Metropolitana, a Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Missa da Unidade. Esta é uma das principais liturgias que introduz os cristãos ao Tríduo Pascal, ápice do calendário católico. A celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário da Silva, e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Esmeraldo Barreto, pelos padres e diáconos e contará com a participação expressiva das 54 paróquias que compõem a Arquidiocese.

O que celebramos: Conforme explica o missal romano esta é a missa que o “bispo concelebra com seu presbitério e onde são abençoados os santos óleos, seja como um sinal de comunhão dos presbíteros (padres) com seu bispo”. Após a homilia, “o bispo exorta os presbíteros a serem fiéis aos seus cargos e convida-os a renovarem publicamente as promessas sacerdotais”. O ato expressa comunhão eclesial de toda a Arquidiocese com seu pastor, seus padres e diáconos e o Povo de Deus; todos imbuídos do sentimento Pascal que se celebrará na semana seguinte, a Santa.

Antecipação da data: A missa dos Santos Óleos, ou da Unidade, tradicionalmente celebrada na manhã da Quinta-feira Santa, com a permissão da Santa Sé, “pode-se antecipar a bênção, sempre, porém, nas proximidades da Páscoa e com missa própria”, como prescreve o missal romano. Em razão das grandes distâncias e dificuldade de acesso em algumas paróquias, principalmente na região continental, a Arquidiocese de São Luís resolveu antecipar a celebração em uma semana. Deste modo, os padres podem participar da Missa do Santo Crisma e retornar a tempo para prepararem as celebrações próprias da Semana Santa em suas paróquias. Este é o terceiro ano consecutivo em que a missa ocorre antes da Semana Santa. Ressalta-se que outras dioceses do Maranhão também procedem assim.

SERVIÇO:

O que: Missa dos Santos Óleos

Quando: 22 de março de 2018 (quinta-feira). Início: às 09h

Onde: Igreja da Sé - Catedral Metropolitana

Contatos (Setor Comunicação): Padre Gutemberg Feitosa: 98827-0411; 98899-7369 / padregutofeitosa@hotmail.com; Paulo Victor: 99609-4346; 981302738 (wpp) / secom@arquidiocesedesaoluis.org