top of page

Protagonismo do cristão leigo será discutido durante o IV Encontro de Comunicadores da Arquidiocese


Evento contará com a presença de dom José Belisário da Silva, arcebispo metropolitano de São Luís, e referencial da Pascom NE 5

A Pastoral da Comunicação (Pascom), da Arquidiocese de São Luís, realiza dia 28 de janeiro, das 8h às 18h, o IV Encontro de Comunicadores Arquidiocesano. Este ano, mais uma vez, o evento pretende reunir um bom número de comunicadores católicos na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cohab, para, discutir o tema “Protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora”, em comunhão com o Ano Nacional do Laicato, convocado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Para aprofundar a discussão da temática, o evento contará com a assessoria de grandes profissionais da comunicação e da Igreja de São Luís. A começar pela apresentação do Documento 105, da CNBB, "Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade". Neste documento, o cristão leigo é compreendido como sujeito eclesial, aberto ao diálogo, à colaboração e à corresponsabilidade com os pastores, e será abordado por padre Gutemberg Feitosa que é jornalista, pároco solidário do Santuário São José de Ribamar, diretor da Rádio Educadora e da Fundel e Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação (São Luís).

Haverá ainda a apresentação da Mensagem do Papa Francisco para o 52° Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema é "Notícias falsas e Jornalismo de Paz" e o lema "A verdade vos tornará livres" (Jo 8, 32), pelo jornalista Ricardo Alvarenga, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com pesquisa na área de interfaces comunicacionais, com foco na temática Comunicação e Igreja Católica.

O tema central do evento, "Protagonismo dos Leigos na Comunicação Evangelizadora", segundo o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, Capítulo V, ficará por conta do jornalista Edvaldo Teixeira, Mestre em Comunicação Social. Especialista em Catequética, Ética e Filosofia Política. Professor de Filosofia, Comunicação e Bioética. E desenvolve pesquisa na área de comunicação, religiosidade e cultura popular.

A coordenação do IV Encontro espera a presença dos comunicadores que atuam na Arquidiocese de São Luís, através das pastorais de comunicação, dos ministérios, secretarias, novas comunidades, e ainda do público interessado na temática. O objetivo é integrar e capacitar os comunicadores sobre o protagonismo leigo, através das orientações do documento 105 e também do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, sobretudo, fortalecendo a espiritualidade e o trabalho das pastorais da comunicação. O evento será finalizado com a Santa Missa presidida por dom José Belisário, arcebispo metropolitano de São Luís, e bispo referencial para a comunicação do Regional Nordeste V da CNBB.

A Arquidiocese de São Luís, que é formada por mais de 50 paróquias, hoje, conta com mais de 30 equipes de comunicação, entre pastorais, ministérios e veículos de comunicação. O evento é aberto a todos os interessados, participantes ou não de equipes de comunicação.

As inscrições poderão ser feitas através do preenchimento do formulário online pelo endereço: https://goo.gl/forms/rjmGKvNnBE6EZyZF3, ou pelo e-mail: ecaslz2018@gmail.com, informando nome completo, telefone, e-mail, paróquia/comunidade/pastoral. E, no dia do evento pagar o valor de R$ 10,00 junto à equipe de secretaria, que dá direito ao almoço e lanches.

Serviço:

O que:

IV Encontro de Comunicadores da Arquidiocese de São Luís

Quando:

28 de janeiro (domingo), das 8h às 18h.

Contatos:

Rosângela Garcês (Duda): 98 98164 2969 / garces15_rosangela@outlook.com

Dorivan Lima: 98 98864 2683 / dorivan.ferreira16@gmail.com

Raíssa Farias: 98 99971 5143 / raissafarias@hotmail.com

Ariana Frós: 98 98855 2655 / arianafros@gmail.com

bottom of page