Identidade

A Fundação Dom José de Medeiros Delgado – FUNDEL – entidade da Arquidiocese de São Luís  do Maranhão, é a mantenedora da Rede de Televisão Nazaré em São Luís (canal 53), possui também o Boletim Informativo FUNDEL, o Site www.fundel.com.br e está presente também nas Redes Sociais com a fanpage facebook/nazareslz.

É reconhecida como Utilidade Pública Municipal, de acordo com o Decreto-Lei Municipal nº 4.521, conforme solicitação do senhor vereador José Joaquim Ramos e também pelo Decreto Estadual, em nível do Estado do Maranhão.

A FUNDEL tem por objetivo principal a evangelização, apresentando a Pessoa de Jesus Cristo através dos meios de comunicação social, proporcionando uma sadia e fiel valorização do Homem, no âmbito cultural, político, social e religioso, procurando assim, promover e incentivar uma formação cívica, moral e espiritual do mesmo.

Por fazer parte de uma rede educativa, a FUNDEL, proporciona intensa participação comunitária e favorece a transmissão de programas que têm alcance social, educativo, cultural e de prestação de serviços, dinamizando suas atividades de áudio e vídeo.
A partir desta realidade, a direção da FUNDEL tem por objetivo realizar eventos de evangelização e promoção que permitam gerar um fundo de investimento, que proporcione a manutenção de capital de giro para a mesma.

Desafios

A atual Diretoria Executiva da FUNDEL assumiu em outubro/2008, tendo como Diretor Presidente Executivo, o Padre Heitor Waldimir Franklin da Costa de Morais.

Os antecessores na Direção da FUNDEL tiveram a missão de fundar a referida fundação e a árdua tarefa de mantê-la no ar. Assumindo a continuidade desse compromisso, precisamos investir em estruturas físicas, oferecendo recursos técnicos e operacionais para que o quadro funcional da mesma receba uma qualificação e melhores condições.

Fundel e a comunidade

A natureza da FUNDEL também abrange a função educativa e formativa, além da missão de proporcionar eventos de entretenimento cristão para o público.

Desta forma, em parceria com entidades afins (também de cunho religioso e formativo), realizamos encontros como Jornadas de Comunicação em parceria com o IESMA e Paulinas, Curso de qualificação para comunicadores direcionados para agentes pastorais da Arquidiocese de São Luís, em parceria com a Organização Italiana Luci Nel Mondo da Diocese de Verona, etc.

Construção da sede definitiva da Fundel

A Sede provisória (setores Administrativo, Jornalístico e  Estúdio)  da FUNDEL funcionava na dependência externa da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Luís à Av. Dom Pedro II S/N no centro de nossa cidade. Como o conjunto arquitetônico da Cúria Metropolitana – (“Arcebispado”, Igreja da Sé e salas laterais do Prédio)       está sendo restaurado, e assim tivemos que  desocupá-lo,  nos animou para construir a Sede Definitiva da FUNDEL.

Com essa Sede Própria e seus novos compartimentos, temos também o intuito de realizar o trabalho social com jovens da realidade local (Areinha) através de Mini-Cursos de Comunicação, Informática (redes Sociais), Oratória, Gramática, Comunicação e Expressão, etc; já que consta no Estatuto da FUNDEL essa missão.

Faz parte do projeto da Construção da sede definitiva a construção da Capela do Divino Pai Eterno, um Auditório e salas de apoio para logística de encontros que constituirão o futuro Centro de Evangelização Dom Paulo Eduardo Ponte.

Dito isto, estamos fazendo uma campanha de arrecadação para continuarmos as obras de construção da sede definitiva, que visa atender a demanda da FUNDEL para um melhor desenvolvimento de seus trabalhos.

Na certeza de encontrar vossa senhoria gozando de paz e harmonia, subscrevemos esse pequeno histórico da FUNDEL, solicitando que qualquer informação seja encaminhada a fundação.

Diretor-Presidente: Padre Heitor Franklin da Costa de Morais

Telefone: (98) 9 8801 8000