X Encontro Mundial das Famílias contou com programação na Arquidiocese


(Fotos: Pastoral Familiar Arquidiocese de São Luís do Maranhão)


Encerrou neste domingo, 26/06, o X Encontro Mundial das Famílias, realizado em Roma, com o tema: "O amor em família: vocação e caminho de santidade”. O encontro é organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e contou com a presença de 2 mil delegados, de 120 Países, entre eles, o Brasil. Do Regional NE V, esteve presente o bispo referencial da Pastoral Familiar, dom Armando Gutierrez.


Durante a programação, aconteceu também o Congresso Teológico Pastoral e um festival, com o tema "A beleza da família". Ao todo, foram cinco conferências, além de painéis e mesas redondas, realizados durante o Congresso, com participação de casais de 17 Países, incluindo brasileiros.


O encerramento se deu com programação envolvendo o Santo Padre o Papa, na oração do Angelus do dia 26 de junho, domingo.


Para a motivação das famílias, o casal representante da Comissão Nacional da Pastoral Familiar em nível de Brasil, fez um vídeo convidando todos a participarem.



A programação completa pode ser acompanhada pelo site https://www.romefamily2022.com e pelo canal do Vaticano https://www.youtube.com/c/VaticanNewsPT.


Mundial e local - X Encontro Mundial das Famílias, em Roma e nas dioceses.

O formato do encontro se deu de maneira semelhante ao que já tem sido aplicado no Vaticano. Uma programação central em Roma, porém, as Dioceses do mundo inteiro, em nível diocesano e consequentemente, em cada uma de suas respectivas paróquias, realizam uma programação alusiva, para estarem em "comunhão, participação e missão".


Na Arquidiocese de São Luís do Maranhão foi realizada uma programação em cada uma das 10 Foranias. A abertura aconteceu com missa na Paróquia do São Cristovão.


(Fotos: Pastoral Familiar, Arquidiocese de São Luís do Maranhão)


Para o encerramento, houve missa de encerramento em duas Foranias, ambas no mesmo horário, 19h, Forania São Cristovão, na Igreja Matriz da paróquia São Cristovão, e Forania São Luís Rei de França, com missa na Igreja de São Paulo Apóstolo, Renascença.


Para o casal que organiza a Pastoral Familiar na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, José de Arimatéa Vieira da Conceição e Maria José Araújo da Conceição, carinhosamente conhecidos como Ari e Zezé, que vêm de encontros importantes em nível arquidiocesano e da retomada das atividades presenciais, devido a pandemia, o X Encontro Mundial das Famílias, vem reavivar nos casais participantes da Pastoral Familiar da Arquidiocese, um novo ardor missionário, de comunhão, participação e missão, tal como o espírito sinodal tem movido em nosso ambiente eclesial.