top of page

Vigília Pascal: terceiro dia do Tríduo Pascal e o canto do Aleluia na vitória da Vida sobre a morte


(Vigília Pascal na Catedral de São Luís | Foto: Antônio Mota Neto, Pascom Catedral)

Na noite deste sábado (8), na Catedral Nossa Senhora da Vitória, Centro de São Luís, aconteceu a Vigília Pascal, mãe de todas as Vigílias, e último dia do Tríduo Pascal, que foi presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, e concelebrada pelo padre Roney Carvalho, cura da Catedral, pelo padre Francisco Antônio Souza, da Comunidade Católica Shalom, e auxiliada pelos diáconos permanentes Silvio Tavares, da Catedral, e Celso Bastos, da Comunidade Católica Shalom e da Capelania Militar do Exército. A celebração foi transmitida pelo canal do YouTube da Catedral.



A celebração da Vigília Pascal é rica em significado, e com uma liturgia extensa de nove leituras, incluindo o Evangelho. Em geral, as Igrejas podem ter a liberdade de resumir as leituras por questões de segurança ou realidades particulares da comunidade, na Catedral, porém, dom Gilberto manteve as nove leituras.



Como nos demais dias, os fiéis lotaram a celebração, que tem com um dos momentos mais bonitos o início da celebração, que começa do lado de fora da Igreja, no escuro, em menção às trevas que o mundo jaz sem a Luz do Cristo.


Ainda do lado de fora, o Círio é aceso, e todos os presentes também acendem suas velas, que serão apagadas apenas após a Renovação das Promessas do Batismo, feita durante a Missa. Nesta celebração, também, os fiéis levam suas velas para este momento.



Veja celebração completa no canal do YouTube da Catedral:



Comentários


bottom of page