Vem aí o 6° Encontro de Comunicadores Arquidiocesano

Atualizado: Jan 24

Acontece no dia 26 de janeiro a 6ª edição do Encontro de Comunicadores da Arquidiocese de São Luís – ECA. O evento, que é realizado pela Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Luís, ocorrerá na Paróquia Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu, no bairro da Alemanha.

O Encontro iniciará às 8h encerrando com a Santa Missa, às 17h. Participam agentes das Pastorais da Comunicação da Arquidiocese de São Luís e várias Dioceses dos municípios do Maranhão.

A coordenadora da Pascom Arquidiocesana, Rosângela Garcês, informou que este é um momento importante para as Pastorais da Comunicação, pois traz capacitação aos agentes que servem em suas paróquias. “Um dos grandes gargalos é a necessidade da capacitação para os agentes da Pascom que atuam nas paróquias e comunidades, em sua grande parte leigos, que precisam de conhecimento técnico para melhor realizar sua missão de levar a Boa-nova a todas criaturas através dos meios de comunicação”. Destacou.

Neste ano o VI ECA traz como tema Comunidade eclesial missionária: casa da comunicação profética, que reitera e atualiza pastoralmente para a Comunicação da Arquidiocese as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - DGAE da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB para o quadriênio 2019-2023.

O arcebispo de São Luís, e referencial para a Comunicação da Igreja no Maranhão, dom José Belisário, pontua que “as novas Diretrizes falam em quatro pilares que sustentam essa casa”.

“O primeiro pilar é a Palavra, pois os primeiros cristãos ‘eram perseverantes na doutrina dos apóstolos’. O segundo pilar é a liturgia e a espiritualidade, ou seja, ‘a fração do pão e as orações’. O terceiro pilar é a caridade, pois é preciso construir a ‘comunhão fraterna’. E o quarto pilar é a ação missionária, lembrando-nos que a Igreja não existe para si mesma, mas para a missão.” Explica o arcebispo.

“Para a Arquidiocese de São Luis, o ano de 2020 será, por excelência, um ano missionário, para cuja realização é necessário que nos preparemos convenientemente – paróquias, comunidades e agentes pastorais”. Finaliza. Deste modo, alinhada às DGAEs, e ao plano arquidiocesano de evangelização, a Pastoral da Comunicação propõe pensar as comunidades eclesiais missionárias, sustentadas por estes quatro pilares, como sugere o documento 109 da CNBB, como casa da comunicação profética.

Entre os destaques da programação está a apresentação da Mensagem do Papa Francisco para o DMC 2020, cujo tema é “Para que contes aos teus filhos e aos teus netos. A vida se faz história". O comunicado explica que, com esse tema, retirado do Livro do Êxodo, "o Papa Francisco afirma que a herança da memória é particularmente preciosa na comunicação". Através da memória, se dá a transmissão de histórias, esperanças, sonhos e experiências de uma geração à outra.

No turno da tarde a ênfase será em capacitação, com a realização de várias oficinas, entre elas: Uma live bem feita: as transmissões ao vivo nas redes sociais; Vídeos rápidos para a Internet Usando o Celular; Criando com o Canva e Oratória.

Em seguida acontecerá a Assembleia da PASCOM Arquidiocesana com a apresentação de pautas de interesse de todas Pastorais da Comunicação presentes, como o calendário de ações para 2020. O encerramento ocorrerá com a Santa Missa, às 17h.

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1g0ijaGqOgCMvyXc9OKf-mDCe6C8bkG5mnqiNx40-KYo/edit