top of page

Trabalho Pastoral realizado com menores infratores em São Luís (MA) chega às mãos do Papa Francisco


(Papa Francisco recebendo cartas dos 15 jovens da Unidade Socioeducativa Canaã , entregues pelo padre Hernanni | Foto: Arquivo pessoal padre Hernanni Pereira)

Em audiência com o Papa Francisco, nessa quarta-feira (15), padre Hernanni Pereira, ex pároco da Paróquia São Maximiliano Kolbe na capital maranhense, entregou 15 cartas de adolescentes internos no Centro Socioeducativo Canaã, bairro Vinhais.


Durante quase seis anos, o pároco realizou um apostolado de assistência espiritual e social junto aos jovens infratores do local, e de suas respectivas famílias. As cartas entregues na audiência com o Papa, foram escritas em 2022, pouco antes da transferência do padre Hernanni de São Luís (MA), que agora está em missão em outras terras.


Padre Hernnani não perdeu a oportunidade de levar ao Papa os desejos dos jovens que presos em uma cela, podem através de uma carta, chegar ao representante de Pedro para levar seus desejos do coração, falar de suas dificuldades e expressar seus sonhos. Bem como o Santo Padre pede para a comunicação neste ano de 2023, “falar com o coração”. Na oportunidade, o padre entregou também cartas de duas mães, uma, que perdeu seu filho envolvido com o tráfico de drogas e a outra que sofria com um filho preso. As mães pediram ao papa oração e a sua intercessão por seus filhos.



“Em tempos tão tecnológicos, em que a comunicação é feita basicamente por e-mails e mensagens de WhatsApp, foi uma alegria levar cartas escritas à moda antiga, que acabaram unindo 15 adolescentes infratores de São Luís do Maranhão e o Papa Francisco”, partilha feliz padre Hernanni, que completou que a ação é uma forma de incentivá-los na busca do perdão e o propósito de uma vida com mais dignidade, longe da criminalidade.


“Com essa iniciativa, os meninos puderam sair da invisibilidade ao falar de suas vidas ao Papa, renovando a fé e a esperança em um futuro melhor”, completa o presbítero.




Em dezembro do ano passado, no dia 24, dom Gilberto Pastana, Arcebispo de São luís do Maranhão, visitou a unidade, onde ministrou oração no local e conversou com os jovens. (ler aqui)

bottom of page