SSVP celebra o beato Antônio Frederico Ozanan



Em festa regulamentar, a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) da arquidiocese, celebra o seu fundador, beato Antônio Frederico Ozanan.


O encontro aconteceu neste domingo, 24/4, no Seminário Arquidiocesano São João Maria Vianney, Jardim das Margaridas.



SSVP e o beato Antônio Frederico Ozanan

(Foto e informações: Site SSVP Brasil)

A Sociedade de São Vicente de Paulo foi fundada em um contexto muito importante na França (1833). A primeira reunião ocorreu em 23 de abril de 1833, na sede do Jornal A Tribuna Católica, de propriedade de Emanuel Bailly. Junto com ele, estavam os jovens Antônio Frederico Ozanam, Auguste Le Taillandier, Jules Delvaux, Paul Lamache, François Lallier e Félix Clavé.

Os jovens estudantes procuravam, com a criação da Conferência de Caridade, criar um espaço onde pudessem fortalecer sua fé contra as ideologias materialistas na época nascentes, por meio do serviço aos necessitados.

No Brasil, a SSVP chegou em 1872. A primeira Conferência brasileira foi batizada de São José.


O principal fundador da SSVP é Antonio Frederico Ozanam. Foi estudante, professor de Direito, formado também em Letras, na Universidade de Sorbonne. A grande influência de suas ideias converteu diversas pessoas ao catolicismo e seu entusiasmo ajudou a expandir a presença da SSVP no mundo. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em agosto de 1997. Atualmente, existe uma causa de canonização de Frederico Ozanam em análise pelo Vaticano.


Em São Luís (MA):

Quem tiver interesse em conhecer mais o trabalho da SSVP, entre em contato com a coordenação arquidiocesana: (98) 9 8415-0123⁩.