top of page

Setor Juventudes da Arquidiocese reúne com dom Gilberto Pastana e levam tratativas para 2024


(Dom Gilberto Pastana e Equipe do Setor Juventude da Arquidiocese, da esquerda para direita, Sérgio Matos, Aléxia Jansen e Danilo Freitas | Foto: Setor Juventude ArquiSlz)

A equipe de coordenação arquidiocesana do Setor Juventudes da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, composta por Aléxia Jansen, Sérgio Matos e Danilo Freitas, estiveram reunidos com dom Gilberto Pastana, arcebispo, na manhã desta quarta-feira (6), para apresentar as demandas de prioridade para o Setor no ano de 2024.


Entre os assuntos estavam a escolha de um novo assessor espiritual do movimento, o levantamento das expressões de juventudes em nível arquidiocesano, com o trabalho de acompanhamento e assessoramento para estas expressões, além do processo formativo das lideranças para o ano de 2024.


"Viemos falar com dom Gilberto sobre a escolha para o novo assessor para 2024, para que fique nos orientando, acompanhando as nossas atividades e nos orientando quanto o que Igreja pede, nos orientando enquanto expressões juvenis...Também tratamos sobre os nossos planos para 2024, aquilo que ele nos orienta de fazer o levantamento paroquiais das expressões juvenis, de estar mais perto, acompanhando e buscar um contato mais próximo com eles para conhecer e saber o que temos enquanto expressão jovem dentro da nossa Arquidiocese. 'Conhecer para assim poder instruir'", explicou Aléxia Jansen sobre a conversa com dom Gilberto Pastana.

Aléxia também falou sobre o processo formativo solicitado para 2024, onde o Setor Juvenil da CNBB tem uma proposta voltada para as Dioceses do Brasil e expressou o agradecimento pelo serviço prestado pelo padre Bruno Pimenta, pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira Grande, que assistiu espiritualmente o Setor Juventude da Arquidiocese durante este período.

"Somos muito gratos pelo trabalho construído até aqui e continuaremos unidos em nossas orações e amizade nesta caminhada de fé", expressou Aléxia Jansen, agradecida, ao falar sobre o padre Bruno Pimenta.

Ainda sobre as perspectivas para 2024, o Setor Juventude tem apostado em uma participação maior das expressões juvenis, haja vista o esfriamento da pandemia e retomada dos projetos do Setor na Arquidiocese.


"Quando pensamos nas atividades, não pensamos pra gente, mas para toda a juventude. Por isso é muito importante que todos se engajem, participem, fomentem a participação também de outras juventudes que eles conheçam e que assim possamos fazer com que o setor juventude alcance a comunhão com todas as juventudes", pontuou Sérgio Matos, membro da coordenação do Setor Juventude na Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Setor Juventudes no Regional Nordeste 5 e o trabalho na Arquidiocese


Em um cenário regional, o Setor Juventude da Arquidiocese de São Luís do Maranhão tem se apresentado com uma boa articulação e participação nas atividades principais importantes tanto em nível regional quanto em nível nacional.


Em nível regional, de 3 a 5 de fevereiro de 2023, estiveram presentes na Assembleia do Setor Juventude, que aconteceu em Santa Helena, diocese de Pinheiro, com presença de dom Nelson Francelino, da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


No cenário nacional, dias 7 e 8 de setembro de 2023, estiveram no Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventudes (RDJ), que aconteceu em Aparecida (SP).



Comments


bottom of page