top of page

Setor Juventude da Arquidiocese inicia Ano Pastoral com missa no Santuário da Conceição

(Dom Gilberto, os padres e as juventudes | Foto: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Na noite dessa quinta-feira (2) o Setor Juventude da Arquidiocese de São Luís do Maranhão realizou missa com participação de mais de 300 líderes jovens, de diversas expressões eclesiais da Arquidiocese, por ocasião de abertura do ano pastoral.



A celebração foi presidida por dom Gilberto Pastana, e aconteceu no Santuário Nossa Senhora da Conceição, Monte Castelo, tendo sido transmitida pelo canal do YouTube do Santuário e o da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.



Concelebraram com dom Gilberto, Padre Bruno Pimenta, assessor do Setor Juventude da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, padre Elinauro Santos SCJ., Reitor do Santuário nossa Senhora da Conceição, padre Gleison da Silva OFMConv., vigário da Paróquia São Francisco, e foi assistida pelo diácono Levy.



Os coordenadores do Setor Juventude, Danilo Freitas, Aléxia Jansen, e Sérgio Matos, estiveram presentes e foram os responsáveis por organizar o momento de abertura do ano pastoral do Setor. Durante a celebração houve o envio de seis, dos oito jovens que participarão da Assembleia Regional do NE5 da Pastoral Juvenil, que acontecerá de 3 a 5 de fevereiro, em Santa Helena (MA), com presença do bispo referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Nelson Ferreira (RJ).



Para Danilo Freitas, membro da coordenação do Setor Juventude, o momento foi de extrema importância, sobretudo, por terem conseguido observar que há um movimento de retorno e engajamento, por parte da juventude, que de forma perceptível, tem sido pelo trabalho que têm realizado.


(Danilo Freitas, Setor Juventude | Foto: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)
"Pra nós é um motivo de muita alegria poder concretizar essa missa, que marca o início de todos os planos que nós traçamos na reunião do último mês de janeiro para o ano de 2023. E que a gente consiga abraçar, e acompanhar os carismas juvenis que existem pela nossa Arquidiocese", reforçou Danilo Freitas, membro da coordenação do Setor Juventude.

Durante a homilia, dom Gilberto fez memória do Dia da Apresentação do Senhor no Templo, comemorado na liturgia do dia, e fez uma comparação com o que a apresentação que os jovens devem fazer para seguir a Cristo. O caminho por se decidir por Jesus não é fácil, porém, necessário para se viver um cristianismo autêntico.



"A apresentação do Templo é a identificação e o início de uma caminhada com o Senhor...A apresentação de Jesua significa essa nova vida que nós também devemos abraçar. Um caminho de grandes percalços. Hoje, as pastorais juvenis se apresentam no templo. Se apresentam nesse Santuário", reforçou dom Gilberto aos jovens.

Após a missa, houve distribuição de lanche para os jovens, e apresentação musical com banda católica local.


Ano Pastoral do Setor Juventude


Em janeiro desse ano (14), o Setor Juventude reuniu as lideranças jovens das expressões eclesiais da Arquidiocese para organizar a proposta de Plano Pastoral. Da reunião surgiu o planejando abaixo:



Além das atividades em nível Arquidiocesano que acontecerão, o Setor Juventude dividiu seus membros para melhor acompanharem as 57 paróquias, que estão divididas em 10 Foranias:


Padre Bruno Pimenta

● Forania São Benedito


Danilo Freitas

● Forania Nossa Senhora de Nazaré

● Forania Anjo da Guarda

● Forania São José de Ribamar


Sérgio Matos

● Forania São Cristóvão

● Forania Nossa Senhora da Vitória

● Forania São Judas Tadeu


Aléxia Jansen

● Forania São Luís Rei de França

● Forania Nossa Senhora da Conceição

● Forania São Francisco e Santa Clara



Mais informações: Danilo Freitas (98) 98242 3607

Σχόλια


bottom of page