top of page

Setor Juventude da Arquidiocese de São Luís do Maranhão possui novo diretor espiritual



Dom Gilberto Pastana, Arcebispo de Sao Luís do Maranhão, anunciou no último dia 18 de fevereiro, o novo diretor espiritual arquidiocesano do Setor Juventudes, padre João Pedro Fonseca, 35 anos, pároco da paróquia Santo Antônio, em Presidente Juscelino, MA e vigário forâneo da Forania São Benedito.


O anúncio aconteceu por ocasião da Missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2024, em Santo Amaro (MA), momento em que também o presbítero foi apresentado como novo vigário forâneo da Forania São Benedito.


Padre João Pedro sucede padre Bruno Pimenta, pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira Grande, MA, que estava há 3 anos à frente da direção espiritual dos jovens na Arquidiocese.



Sobre o novo diretor espiritual do Setor Juventudes 


(Padre João Pedro Fonseca | Foto: Antônio Mota Neto)

Padre João Pedro Fonseca é natural de São Luís, Capital e nasceu no dia 29 de junho de 1989, tendo, portanto, como onomático, São Pedro Apóstolo. É filho de Joubert de Jesus Ferreira Fonseca e Maria de Nazaré dos Reis Fonseca. Foi batizado em 1990, na Catedral Nossa Senhora da Vitória, Centro Histórico de São Luís.


Recebeu o sacramento da Eucaristia em 2001, na capela Nossa Senhora das Graças, Vila Passos, paróquia São José e São Pantaleão. Mesma paróquia em que, em 2006, pela imposição das mãos de dom José Belisário, arcebispo da época, hoje bispo emérito da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, recebia a confirmação do Batismo, com o sacramento da Crisma.


Entrou no Seminário em 2013, período em que iniciou o curso de Filosofia, no antigo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), hoje Faculdade Católica do Maranhão, concluindo em 2015. No ano de 2016, inicou o curso de Teologia, seguindo em sua formação até o ano de 2019.


No dia 1º de fevereiro 2020, padre João Pedro foi ordenado diácono transitório, na Igreja São João Calábria, Jardim América. Foi ordenado presbítero no dia 5 de setembro de 2020, na Igreja matriz da paróquia Nossa Senhora da penha, Anjo da Guarda, sob o lema presbiteral: In manus Tuas Pater, que em português significa "Pai em Tuas Mãos".


Foi nomeado pároco da paróquia Santo Antônio, em Presidente Juscelino, MA, no dia 1º de janeiro de 2021, onde permanece até hoje. No dia 4 de novembro de 2023, foi eleito vigário forâneo da Forania São Benedito, durante Assembleia Foranea, tomando posse no dia 18 de fevereiro de 2024, durante a Missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2024.


No mesmo dia, foi apresentado como diretor espiritualarquidiocesano do Setor Juventudes, sucedendo padre Bruno Pimenta, que deixa a função após três anos de direção espiritual às expressões juvenis da Arquidiocese.

留言


bottom of page