top of page

Setembro Amarelo: IESMA realizou nesta quinta-feira (21) mesa redonda sobre saúde mental


(Mesa redonda sobre Saúde Mental no Setembro Amarelo do IESMA | Foto: Alan Santos, TV REDE VIDA)

O Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), promoveu nesta quinta-feira (21), em alusão a Campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, uma mesa redonda com o tema: "Saúde Mental - Importância e Conscientização". Aberto ao público, participaram do evento estudantes, seminaristas, padres, religiosos e pessoas interessadas em conhecer mais sobre o tema.


Durante o debate, foram abordados diversos aspectos relacionados à saúde mental, como a importância do autocuidado, a busca de ajuda profissional e o papel da religião na promoção do bem-estar psicológico.



A mesa foi mediada pelo aluno Hugo Pinheiro, membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do IESMA, tendo sido composta pelas psicólogas Marielza Cutrim e Nilma Maria, do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico e Psicológico (NAPP), da Associação Brasileira de Psicopedagogia Núcleo Maranhão Atendimento e contou ainda com a participação, em modo remoto, do padre Gothardo Freitas, representante do clero da Diocese de Caxias do Maranhão.


Os participantes destacaram a relevância do Setembro Amarelo como uma campanha de conscientização e prevenção do suicídio, chamando a atenção para a importância de se quebrar o tabu em torno do tema e incentivar o diálogo aberto sobre saúde mental. Padre Gothardo ressaltou a importância do acolhimento e da escuta atenta nos momentos de dificuldade emocional tanto no âmbito Eclesial como no social.


Durante o evento, foram apresentadas estatísticas graves sobre a incidência de transtornos mentais e suicídios, destacando a necessidade de ampliar o acesso aos serviços de saúde mental e desmistificar preconceitos relacionados ao tema. Os psicólogos presentes reforçaram a importância de abordagens multidisciplinares, que envolve tanto a área da saúde quanto a religião, como auxílio para pessoas que necessitam de apoio emocional.


Como parte da programação, o aluno Alan Santos declamou uma poesia autoral sobre o tema:


"Setembro Amarelo, mês de conscientização,

Onde a saúde mental encontra sua expressão.

Em uma mesa redonda, vamos dialogar,

Sobre a importância de se cuidar.


Nas mentes, emoções escondidas,

Uma jornada complexa e indefinida.

Mas juntos, podemos abrir caminho,

Destacar a importância do carinho.


Na roda de conversa, o acolhimento se faz,

Compreensão, empatia, sem jamais julgar.

Cada palavra compartilhada é um abraço,

Fortalecendo corações, dado passo a passo.


A saúde mental merece atenção,

Assim como o corpo e o coração.

Vamos quebrar tabus, dissipar o medo,

Mostrar que existe cura e um novo enredo.


Setembro Amarelo nos chama a agir,

Para ajudar compreender e sentir.

Vamos unir as nossas vozes e nossas mãos,

E levar esperança por onde formos então.


A mesa redonda é convite à reflexão,

Sobre a importância da saúde mental na ação.

Que esse poema traga luz e inspire o cuidar,

Para que juntos possamos a todos amparar".


(Na sequência: psicólogas Marielza e Nilza, padre Gothargo, em modo remoto, Hugo Pinheiro, do DCE e Alan Santos | Foto: Jhon Oliveira)


Ao final da mesa redonda, enfatizou-se a necessidade de ações contínuas para a promoção da saúde mental e o combate ao preconceito e à discriminação relacionados a transtornos psicológicos.


A Faculdade IESMA compromete-se a continuar organizando eventos contribuindo para a conscientização e o bem-estar da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo.


Texto: Alan Santos Repórter TV REDEVIDA

bottom of page