Seminário São José 25 anos: formando para servir

Texto: Rafael dos Santos, Seminário Maior São José de Caxias do Maranhão

A caminhada histórica do seminário da diocese de Caxias do Maranhão teve início com o seminário Interdiocesano Santo Antônio, com sede na capital maranhense e que no último dia 17 de abril completou 186 anos de existência.

O Seminário Santo Antônio nasceu com a proposta de formar os presbíteros do Maranhão. A princípio, não havendo casas de formação organizadas pelas respectivas dioceses, o seminário Interdiocesano era o centro e o farol de toda a formação espiritual, intelectual e pastoral dos que aspiravam trilhar pelos caminhos do sacerdócio, mergulhados na espiritualidade de Cristo o Bom Pastor.

Em 1999, os seminários diocesanos foram se estabelecendo, criando suas próprias sedes e se tornando independentes, ainda que a formação continuasse na cidade de São Luís. O mesmo aconteceu com o Seminário Maior São José, que acabou saindo do Seminário Santo Antônio e sendo instalado na paróquia São José e São Pantaleão, no Centro da capital maranhense.

Nesse Jubileu de Prata do Seminário São José, é hora de olhar para trás com gratidão pelos incontáveis frutos que hoje o seminário cultivou, resultado de um longo percurso histórico que teve início no seminário Interdiocesano Santo Antônio, que ajudou a formar uma geração de sacerdotes que muito têm contribuído nas realidades de suas respectivas dioceses, fomentando tantas outras vocações, e incentivando no serviço de evangelização do povo de Deus. Vale ressaltar que o seminário da diocese de Caxias do Maranhão, mantém vivo o legado de excelência na formação dos candidatos ao sacerdócio, respeitando as diretrizes propostas pelo regional e continuando com a missão de somar nos serviços de evangelização de sua igreja particular.

No próximo artigo da série sobre o Seminário Maior São José, vamos apresentar como se deu esse início.