Seminário Santo Antônio celebra 186 anos de fundação

(Foto: arquivo)

Em um dia como este, há 186 anos, era criado o Seminário Santo Antônio, Seminário Maior da arquidiocese de São Luís do Maranhão. O seminário que forma os presbíteros da nossa Igreja local, foi instalado no antigo convento franciscano, em 1838, por dom Marcos Antônio de Sousa, 15° bispo do Maranhão.

O Seminário Santo Antônio já acolheu um santo, em 1991, quando hospedou em suas dependências o Papa polonês, hoje São João Paulo II. Também neste espaço é atribuído a proclamação de sermões célebres do padre jesuíta Antônio Vieira, proferidos em 1654.

Atualmente o seminário conta com 17 seminaristas, 14 da arquidiocese e três seminaristas da diocese de Grajaú que, em 2024, fazem experiência de residência em São Luís.

Linha do tempo com datas importantes para o Seminário

14 de Janeiro de 1904 - os padres Lazaristas assumem a direção do Seminário.

1985 - depois de um longo tempo fechado, devido a excassez de vocações, o Seminário é reaberto como Interdiocesano.

2008 - mais uma vez a casa é fechado para melhor acompanhamento dos candidatos em comunidades menores. O Seminário Santo Antônio passa a funcionar no prédio anexo a Igreja de São José e São Pantaleão, ainda no Centro de São Luís.

2017 - Os seminaristas voltam para o antigo convento.